Vaticano está a estudar o milagre da menina Yaxuri Solórzano que em 2017 foi baleada na cabeça e sobreviveu sem sequelas para beatificar o Dr. José Gregorio Hernández

Vaticano está a estudar o milagre da menina Yaxuri Solórzano que em 2017 foi baleada na cabeça e sobreviveu sem sequelas para beatificar o Dr. José Gregorio Hernández

Janeiro 24, 2019 Não Por love amem

A mãe de Yaxury rezou ao venerável doutor José Gregorio Hernández depois de ver a grave condição de sua filha

Em 10 de março de 2017, a menina Yaxury Solórzano Ortega, de 10 anos, e seu pai foram interceptados, na fazenda Mangas Coveras, no estado de Guarico, onde vivem, por alguns criminosos para roubar suas motocicletas. Eles foram baleados e uma bala atingiu sua cabeça na área temporal direita, deixando-a gravemente ferida.

Ela foi levada por estradas intrincadas para outra cidade mais populosa e de lá foi levada de barco pelo rio até San Fernando de Apure, hospitalizada no hospital Pablo Acosta Ortiz, quatro horas depois de receber a bala. No centro de saúde não havia neurocirurgião para atendê-la, então – embora sua condição fosse altamente crítica – ela teve que esperar cerca de 48 horas para se submeter à cirurgia. Ela estava sangrando e tinha perda de massa encefálica.

“A mãe da menina, ao saber que a especialista iria realizar a cirurgia em sua filha com um prognóstico reservado, pediu a José Gregorio,

Yaxuri Solórzano Ortega

de quem ela é muito dedicada, para salvar sua filha. Ele assegura que o Venerável lhe disse: “Não se preocupe, que sua filha vai ficar bem”, e que depois ele começou a sentir uma paz que não sentia desde o incidente “, explica uma fonte eclesial.

 

O neurocirurgião afirmou que o menor, se sobrevivesse à intervenção cirúrgica, ficaria incapacitado devido a sequelas muito graves nas habilidades motoras, na linguagem, na memória e até mesmo na perda da visão causada por danos cerebrais graves. Eu poderia melhorar, lentamente, na mobilidade, apenas com a ajuda de uma equipe multidisciplinar e com muita terapia.

No entanto, quatro dias após a operação, Yaxury começou a rejeitar a intubação e reagir positivamente a todos os testes e exames, deixando o centro de saúde em 20 dias, completamente saudável, andando, conversando e vendo sem dificuldade.

“O fato foi descrito como inexplicável pelo tribunal quando um exame realizado em dezembro passado, ordenado pelo tribunal, mostrou que a menina tem a lesão cerebral, mas é completamente assintomática, sem sequelas, quando  -21 meses depois de receber A bala, agora com 12 anos, teve que apresentar uma deficiência, de acordo com a previsão do neurocirurgião “ , diz   Panorama  após consultar uma fonte eclesial.

 

Quem é o Venerável Doutor José Gregorio Hernández, o médico dos pobres?

O Venerável José Gregorio Hernández exerceu a profissão de médico e é lembrado com grande gratidão por sua generosidade, retidão e serviço aos pobres. Infelizmente, após sua morte, seu nome foi misturado com superstição, enigmas e outras práticas muito distantes de sua fé católica.

Ele nasceu em 26 de outubro de 1864 na pequena cidade de Isnotú, estado de Trujillo, Venezuela. Cresce nesse ambiente simples de camponeses. Seus pais, Benigno Hernández e Josefa Antonia Cisneros, são donos da loja da aldeia. Gregorio é o mais velho dos seis irmãos. Sua mãe, uma mulher muito piedosa, morre aos oito anos de idade.

 

Ele trabalhava como um médico exemplar. Passava 2 horas por dia servindo os pobres. Um dia, enquanto atravessava a rua para comprar medicamentos para uma mulher muito pobre, ele foi atropelado por um veículo. Uma testemunha declarou que Gregorio, vendo o caoche, exclamou: “Santa Virgem!”.   Ele foi levado na corrida para o hospital, onde um padre conseguiu transmitir a Unção dos Enfermos para ele antes de morrer. Caracas foi movida e muitos disseram: “um santo morreu”. Havia tantos que participaram de sua navegação que as autoridades civis tiveram que intervir para organizar a parada incessante.

Reverenciado sobretudo na Venezuela e na Colômbia. Há muitos que fazem peregrinações à sua cidade natal para rezar e oferecer ex-votos.

No ano de 1986, o Papa João Paulo II declarou solenemente suas virtudes heróicas, pelas quais recebeu o título de Venerável.

 

O estudo do milagre

Juntamente com Baltazar Porras, no centro, o Tribunal Eclesiástico compôs, da esquerda para a direita, o advogado canônico e pároco de San Rafael da Flórida, Gerardino Barrachinni; o padre postulante Juan Carlos Silva; médico de atuário notário Reynaldo Pérez; a especialista médica Elizabeth Sosa de Bermúdez; e o conselheiro da instrução, o diácono Roberto Madrid.

caminocatolico

 

Uma equipe de especialistas, “auxiliada pela graça de Deus e pela verificação científica”, estudou o milagre que ocorreu na menina Yaxuri, e isso possivelmente proporcionará aquele momento de alegria que os venezuelanos tanto precisam. Foram vários meses de intenso trabalho por parte do tribunal eclesiástico criado na diocese de San Fernando, Estado de Apure, cujos resultados foram endossados  em 18 de dezembro de 2018.

O documento foi entregue no dia 18 de janeiro pelo cardeal Porras ao monsenhor Giacomo Pappalardo no Vaticano, contendo detalhes do suposto milagre operado pela intercessão do Dr. José Gregorio em Yaxuri. “Este é o começo do caminho chamado fase romana que leva ao estudo de especialistas”, publicou no Twitter a arquidiocese de Caracas, acompanhando com várias fotos a entrega oficial do dossiê.

caminocatolico

 

Embora porta-vozes da Igreja de Caracas não especificou quanto tempo será gasto em estudos posteriores na instância do Vaticano, destacaram a expressão do Cardeal Giovanni Angelo Becciu, prefeito da congregação, que se reuniu Porras Cardozo. O romano teria expressado: “finalmente o milagre chega a Roma”.

 

Traduzido por loveamem com informações caminocatolico