Morre a cantora Leny Andrade, referencia  do samba, jazz e bolero brasileiro

Morre a cantora Leny Andrade, referencia do samba, jazz e bolero brasileiro

Julho 24, 2023 Não Por love amem

Morreu nesta segunda-feira (24) a cantora Leny Andrade, informou o g1. Segundo as primeiras informações, ela não resistiu após uma piora em seu quadro clínico e faleceu nesta manhã.

A artista vivia no Retiro dos Artistas e estava internada no Hospital de Clínicas de Jacarepaguá. Ela se recuperava de uma pneumonia grave contraída em junho na qual ficou intubada. Ela teve uma piora de seu quadro clínico e faleceu está segunda feira.

Carreira

Começou a carreira cantando em boates, morou cinco anos no México e passou boa parte da vida morando nos Estados Unidos e Europa.

Participou de programas de calouros em rádios e ganhou uma bolsa de estudos para o Conservatório Brasileiro de Música. Estreou profissionalmente como crooner da orquestra de Permínio Gonçalves passando mais tarde a cantar nas boates Bacará (com o trio de Sérgio Mendes) e Bottle’s Bar, no Beco das garrafas, reduto de boêmios e músicos do movimento musical urbano carioca surgido em 1957, a bossa nova. (wikipedia)

A artista totaliza 34 álbuns lançados entre 1961 e 2018, com destaque para títulos como A sensação (1961) e Estamos ai (1965). Leny sempre foi orgulhosa de dar vozes a composições de autores brasileiros e cantava português dentro e fora do país.