Dicas para acabar com o chulé dos pés, meias e calçados
Junho 5, 2023Durante o dia a dia as pessoas se calçam e andam entre transportes públicos e trabalho e para algumas pessoas o mau cheiro dos pés aparece e causa vergonha . O que acontece e se passa nos nossos pés e o que causa o chulé ou mau cheiro passa despercebido para muita gente .
O que acontece realmente é que os nossos pés transpiram e dão morada a bactérias, que se alimentam do suor e da pele morta , isso liberta gases como o metanotiol e o ácido isovalérico e deixa mau cheiro nos nossos pés, meias e calçado. A isso chamamos chulé ou de bromidrose plantar.
O suor é produzido por duas glândulas sudoríparas, as écrinas e as apócrinas. As duas glândulas produzem suor sem odor, porém, com a ação de bactérias, a região afetada passa a ter mau cheiro.
Fatores que favorecem o chulé
- Ficar a maior parte do dia com os pés cobertos por meias e calçados
- Uso frequente de sapatos de plástico, pois elevam a produção de suor e não deixam os pés ventilar
- Meias sintéticas, pois não absorvem o suor
- Usar meias ou calçados por vários dias seguidos sem lavar
- A má higiene dos pés
- Alimentos como alho, cebola, pimenta e álcool
- Alguns medicamentos, como a penicilina
- Doenças de pele e de unha
Portanto, além de manter a higiene dos pés em dia, é fundamental lavar bem as meias e os calçados. Confira a seguir três passos simples para acabar com o chulé de forma fácil e econômica.
Como eliminar o chulé
Para se livrar do mau cheiro nos pés, listamos algumas dicas preciosas, começando pelos pés, passando pelos calçados e meias. Separe os seguintes ingredientes:
- 1 leite de magnésia (350 ml)
- Óleo essencial de alecrim, lavanda ou melaleuca (um ou outro)
- Sal de cozinha ou bicarbonato de sódio
- Talco comum (ou próprio para pés) ou amido de milho (Maizena)
- Pinho sol ou pinho bril
Após separar estes produtos, faça a higienização dos pés, calçados e meias, seguindo o passo a passo a seguir.
Primeiro passo:
Adicione as 30 gotas do óleo essencial de alecrim (lavanda ou melaleuca) dentro do frasco de leite de magnésia. Agite bem e aplique nos pés limpos e secos toda a noite antes de dormir. O leite de magnésia é um desodorante natural, pois provoca a morte das bactérias que, consequentemente, não irão se reproduzir.
Ele também ajuda a neutralizar os ácidos carboxílicos, que compõem o suor e responsáveis pelo odor desagradável nos pés. Já o óleo essencial de alecrim tem ação antimicrobiana, fungicida e bactericida, eliminado assim os microrganismos que causam odores.
Segundo passo:
Após os pés estarem limpos e higienizados, é a vez dos calçados. Coloque uma colher (chá) de sal de cozinha (ou bicarbonato de sódio) dentro do seu tênis, sapato ou sandália e deixe agir durante a noite.
Tanto o sal, quanto o bicarbonato vão absorver a umidade e agir como antifúngico, evitando a proliferação dos fungos. Os dois ingredientes também atuam como desodorante, removendo o odor.
Como eles alteram o pH do ambiente (calçado), as bactérias não conseguem se multiplicar e acabam morrendo. No dia seguinte, remova o sal (ou o bicarbonato) do calçado e aplique em seus pés talco (normal ou próprio para pés) ou amido de milho.
Um ou outro, o que estiver ao seu alcance, fica à sua escolha. Isso deixará seus pés secos, pois o calçado fechado transpira muito, fazendo com que as bactérias se alimentem do suor, das células mortas e se multipliquem. Por isso, os sapatos e meias devem estar completamente higienizados.
Terceiro passo:
Depois de pés e calçados estarem higienizados, é hora de lavar as meias para eliminar o chulé. Nesse processo, você poderá usar pinho sol (ou pinho bril), ambos eliminam 99% das bactérias. Lave as meias e os calçados normalmente, como de costume.
Em seguida, dilua ⅓ de pinho sol (ou bril) em um balde com água, coloque as meias de molho e deixe por 20 minutos. Na sequência, leve para secar ao sol. Caso queira, adicione um pouco de amaciante também.
Já nos calçados, você pode colocar o pinho sol (ou bril) puro e em seguida levar para secar ao sol, sem enxaguar. Faça esses procedimentos por algumas semanas até notar que o chulé desapareceu por completo. Se sentir algum odor, continue a higienização, pois é sinal de que ainda existem algumas bactérias.
Cuidados
É sempre importante manter alguns cuidados básicos de higiene para evitar o mau cheiro nos pés.
Veja!
- Mantenha os pés bem lavados e com unhas devidamente limpas e cortadas.
- Não use sapatos muito fechados, pois os pés transpiram, causando o mau cheiro.
- Evite usar sandálias de borracha, pois não passa ar e, por isso, os pés também transpiram mais.
- Deixe os calçados secar sempre ao sol e armazene-os em locais arejados.
- Use palmilhas com controle de odor.
- Opte pelo uso de meias de algodão, pois esse material ajuda a absorver o suor.
São cuidados simples, porém essenciais para evitar o chulé, pois os pés precisam respirar.
Artigo publicado inicialmente em www.receitasnaturais.com.br