Após posse , Lula da Silva assina decretos e medidas que pode expor Bolsonaro

Após posse , Lula da Silva assina decretos e medidas que pode expor Bolsonaro

Janeiro 2, 2023 Não Por love amem

Lula da Silva tomou posse pela 3ª vez do cargo da Presidência da Republica do Brasil. A cerimonia ocorreu no ultimo 1 de Janeiro e foi transmitida pela rede Globo para que o povo brasileiro pudesse assistir ao vivo a cerimonia de posse. Devido a saída repetida de Jair Bolsonaro do brasil e da sua recusa a passar a faixa ao novo presidente da republica ,  Lula da Silva recebeu a faixa presidencial de representantes da sociedade civil .

Uma mulher negra Aline Sousa de 33 anos, mãe de 7 filhos  e catadora de profissão foi quem entregou a faixa ao presidente da republica. Aline faz parte da secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores, do Movimento Nacional de Catadoras, que representa a classe no Distrito Federal. As informações são do site seudinheiro.

Logo após a posse o Presidente da Republica Lula da Silva assinou o primeiro pacote de decretos e medidas provisórias na cerimônia no Palácio do Planalto e ainda deu posso a 37 ministros.

Um dos documentos assinados por Lula da Silva “ Despacho determinando que a Controladoria-Geral da União (CGU) avalie, em 30 dias, decisões sobre sigilo;” Ou seja no caso dos documentos sigilosos, Lula determinou que, no prazo de 30 dias, a Controladoria-Geral da União (CGU) reavalie as decisões de Bolsonaro, declarou o G1.

O ex-presidente da república, Jair Bolsonaro do PL, durante seu governo usufruiu da lei de sigilo de 100 anos. O mecanismo para expor dados governamentais protege informações sensíveis do país. Porém no governo de Bolsonaro, o ex-presidente usou o sigilo, para algumas ocasiões que se entende que deveriam ser de transparência pública, algo que foi usado em ataques de Lula contra Bolsonaro nas eleições.

Durante a sua campanha eleitoral Lula da Silva havia afirmado que iria acabar com o sigilo de 100 anos :“No primeiro dia de governo, nós vamos fazer um decreto para acabar com o sigilo de 100 anos. O povo deve ver o que estão escondendo“, escreveu Lula, em uma rede social.

Agora após assinar o despacho ,  à Corregedoria Geral da União tem 30 dias para rever e isso poderá trazer então a público, os sigilos que foram usados por Bolsonaro.