Morreu hoje ator famoso da TV Globo aos 74 anos
Dezembro 21, 2022Internado no Rio de Janeiro por conta de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), o ator Pedro Paulo Rangel, 74 anos faleceu na madrugada desta quarta-feira (21) segundo informações do G1. O artista de 74 anos estava internado no CTI da Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio, para tratar uma descompensação do quadro de enfisema pulmonar, desde o dia 30 de novembro. A causa da morte ainda não foi divulgada.
O ator precisou ser intubado com indicação dos médicos para que a medicação fizesse melhor efeito, mas a cerca de 8 dias , quarta feira (14) a casa de saúde emitiu uma nota dizendo que a sedação tinha sido desligada e que o ator tinha apresentado boa resposta ao antibiótico, com melhora dos resultados dos exames de sangue, porém seu quadro ainda era grave e inspira cuidados.
O ator, fumou por muitos anos, e tem uma doença grave e crônica nos pulmões (DPOC doença pulmonar obstrutiva crônica).Ele descobriu a doença em 2002, quatro anos após largar o cigarro. “Ela não dá sinais, é uma doença traiçoeira. Quando aparece, babau. Não tem cura, é irreversível e progressiva. Eu já tinha parado de fumar, mas o mal estava feito. E eu sou um ex-fumante radical. Não posso ver alguém com cigarro na minha frente. Eu falo: ‘Não faça isso, olha a minha situação’. Fumar é um vício terrível”, pontuou.
Entre os trabalhos mais marcantes de Pedro Paulo estão as novelas “Gabriela” (1975), “Saramandaia” (1976), “Vale Tudo” (1988), e o humorístico “TV Pirata” (1988).
DPOC doença pulmonar obstrutiva crônica
O primeiro sintoma costuma ser uma discreta falta de ar que ocorre quando a pessoa prática algum exercício físico ou algum esforço. Com o passar do tempo, a falta de ar se torna mais frequente e provocada por esforços ainda menores.
No estágio avançado da doença, a falta de ar se manifesta até mesmo quando a pessoa está descansando e costuma afetar suas atividades diárias. Outros sintomas que também costumam aparecer são tosse produtiva e encurtamento da respiração.
Tratamento
O principal é parar de fumar. Existem diversas técnicas que podem ajudar uma pessoa a parar de fumar, como o uso de chicletes e adesivos de nicotina.
O tratamento também pode ser feito com o uso de medicamentos indicados para aliviar os sintomas causados pela doença. Em casos mais graves, é recomendado a oxigenioterapia.