Ovelhas andam em círculos durante 12 dias seguidos na China
Novembro 23, 2022O mundo está cheio de historias insólitas e inexplicáveis que põem muitos espectadores curiosos com certas situações. Recentemente algo inusitado aconteceu no mundo animal. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra um rebanho de ovelhas a andar em círculos durante 12 dias seguidos. O caso ocorreu na Mongólia Interior, China.
A proprietária das ovelhas, identificada apenas como Miao, informou que o hábito de andar em círculos começou com alguns animais. Depois, todo o rebanho se juntou. No vídeo, divulgado no Twitter, é possível ver algumas ovelhas paradas, mas ainda mantendo a forma circular.
Suspeita-se que uma doença bacteriana chamada listeriose (doença de origem alimentar) tenha levado as ovelhas a agirem dessa maneira.
内蒙古,养殖场羊群连续多日原地转圈,主人诧异:到底是咋回事呢?In Inner Mongolia, the sheep in the farm have been circling in place for many days. The owner is surprised: What’s going on? pic.twitter.com/GDV3LyGgga
— 塔娜 (@flyfish6788) November 11, 2022
Listeriose, também conhecida como doença giratória ou doença da silagem, geralmente é causada pela espécie Listeria monocytogenes. As espécies animais mais suscetíveis à doença são os ovinos, seguidos pelos caprinos e bovinos. A infecção por Listeria spp. em ovinos e caprinos ocorre esporadicamente, principalmente no período do inverno.
A doença induz a três formas de manifestação clínica: a primeira e mais importante em ovinos e caprinos é a doença neurológica (meningoencefalite), seguida de aborto e septicemia. Os sintomas neurológicos são: perda de equilíbrio, salivação abundante, conjuntivite, incoordenação motora com perturbação da marcha e andar em círculos (“circling disease”). Pode haver evolução do quadro para uma paralisia, decúbito lateral permanente, movimentos de pedalagem, desvio lateral da cabeça e opistótomo. ( Fonte biologico.sp )