Criança de 3 anos morre vítima de maus-tratos pela ama
Junho 23, 2022A morte de Jessica , uma criança de 3 anos está a chocar Portugal .Alegados maus-tratos estarão na origem da morte de uma criança em Setúbal .
Ao que se conseguiu apurar, Jessica ficou 5 dias a guarda da Ama Tita e quando a mãe se deslocou à residência da ama para ir buscar a criança, a menor apresentava ferimentos na boca e, também, no nariz. Já em casa e passado 5 horas de ter ido buscar a menina a mãe chamou a emergência medica , pois a criança apresentava problemas respiratórios , O óbito foi declarado e as suspeitas recaem sobre uma ama, que tomou conta da vítima durante 5 dias.
Quando questionada, A Ama justificou as lesões com o facto da menina ter caído de uma cadeira, isto no dia anterior.
Agora o caso tem outros contornos macabros .
Ao que se conseguiu agora apurar a mãe da menina, Inês, confirmou que pediu à mulher que fizesse bruxaria para o companheiro, Paulo, não a deixar. Devido a mulher não pagar o trabalho e ter ficado com uma divida perante a Ama Tita , esta ficou-lhe com a menina 5 dias até que a mãe lhe paga-se o que lhe devia, declarou o Correia da manhã. Segundo disse a mãe de Jéssica à Polícia Judiciária, as agressões à filha eram uma forma de pressão sobre ela, para que entregasse o dinheiro.
Os contornos da situação ainda estão por explicar. O padrasto da menina disse aos jornalistas que desconhecia que a criança tivesse estado cinco dias ao cuidado de uma ama, assegurando que a companheira, mãe da Jéssica, lhe disse que a filha estava numa colónia de férias. Tanto o padrasto como a avó garantiram, no entanto, que a mãe não tinha qualquer responsabilidade nos maus tratos infligidos à pequena Jéssica.
A criança de três anos acabaria por morrer horas depois de os alegados sequestradores terem chamado a mãe, já em debilitado estado de saúde e depois de ter sido vítima de agressões ao longo de vários dias.
A ama Tita, o marido e a filha foram detidos pelas autoridades por suspeita de homicídio , pois a criança apresentava lesões em todo o corpo devido aos maus tratos infligidos . Os resultados preliminares da autópsia ao corpo de Jéssica, indicam que as lesões levariam sempre a criança à morte, mesmo que tivesse sido socorrida mais cedo.
Jéssica de 3 anos fora referenciada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) .Jéssica Biscaia era a mais nova de seis irmãos. A mãe, de 37 anos, só tinha a seu cargo a menina de três anos. Quatro filhos estavam com familiares e a mais velha foi institucionalizada a pedido da avó materna.