CONHECA AS FILHAS DE VLADIMIR PUTIN QUE ESCONDEM FORTUNA DO PAI DIZEM EUA
Abril 6, 2022Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (6) sanções econômicas contra as duas filhas do presidente russo, Vladimir Putin, Mariya Putina e Katerina Tikhonova. Segundo a Casa Branca, os familiares escondem a riqueza do líder em meio à invasão russa da Ucrânia. As sanções também “bloquearam totalmente” as principais instituições financeiras públicas e privadas da Rússia, Sberbank e Alfa Bank, e todos os novos investimentos americanos na Rússia estão proibidos.
Quem são as herdeiras de Putin:
O que se sabe sobre as filhas de Putin A vida pessoal e familiar do presidente Vladmir Putin é recheada de mistérios. Ele tem duas filhas, Maria Vorontsova e Katerina Tikhonova, do casamento com sua ex-mulher Lyudmila Shkrebneva. Estas são as únicas que o presidente russo assume publicamente, apesar de haver relatos que ele tem outros quatro filhos —dois meninos e duas meninas gêmeas— com a ex-campeã olímpica de ginástica, Alina Kabaeva. Já foi dito também que o presidente russo tem uma filha com a milionária Svetlana Krivonogikh, mas o Kremlin sempre negou esses boatos.
Katerina Tikhonovna, de 35 anos
Katerina Tikhonova é vice-diretora do Instituto de Pesquisa Matemática de Sistemas Complexos da Universidade Estadual de Moscou.
Segundo o Tesouro dos EUA, ela é uma liderança executiva de tecnologia, cujo trabalho seria apoiar o governo da Rússia e a indústria de Defesa do país.
A filha de Putin participou, em 2021, de forma remota, de uma sessão do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.
Essa foi umas das poucas aparições públicas de Katerina Tikhonova, que recebe um sobrenome diferente do pai “para garantir seu anonimato”, segundo reportagem do jornal “The Guardian”.
Mas, além da vida acadêmica, Katerina Tikhonova é também atleta profissional de rock acrobático – categoria de dança bastante apreciada no leste da Europa.
Ela participou de ao menos três edições – e chegou a ser finalista do campeonato de 2014 -, que aconteceu na Cracóvia, Polônia.
Maria Putina, de 37 anos
Maria Putina, que também usa o sobrenome Vorontsova, teria nascido em Leningrado (atual São Petersburgo) durante o casamento de Putin com uma comissária de bordo da estatal Aeroflot.
Diferente de sua irmã, também filha deste casamento, Maria se mantém mais anônima. Reportagem da revista Newsweek afirma que ela seria uma médica pediatra.
Segundo o Tesouro americano, ela lidera programas financiados pelo Estado que receberam bilhões de dólares do Kremlin para pesquisas genéticas, que seriam supervisionados pessoalmente por Putin.
O jornalista investigativo Sergey Kanev, exilado pelo Kremlin, reportou que Maria se divorciou, em março deste ano, do marido Jorrit Faassen, um empresário holandês.
Segundo o “The New York Times”, ela teria estudado biologia na Universidade Estadual de São Petersburgo e depois se formou em medicina pela Universidade Estadual de Moscou.
Com informações G1 e NOTICIAS.UOL