Centenas de Vacinas estragadas devido a problema de refrigeração
Janeiro 27, 2021Um problema de refrigeração no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel, Portugal acabou por levar ao desperdício de 113 frascos da vacina contra a covid-19, equivalente a 600 doses da vacina.
Fonte hospitalar confirmou ao canal de televisão TVI que estas doses eram destinadas a profissionais de saúde daquela unidade hospitalar, sendo que vai ser aberto um inquérito para apurar o que se passou.
As vacinas aprovadas pela União Europeia, e que estão a ser administradas em Portugal, requerem uma refrigeração em temperaturas muito baixas. A da Moderna pode ser mantida a cerca de 20 graus negativos, mas da Pfizer terá de ser armazenada a 70 graus negativos, algo que despoletou um problema desde que o produto começou a ser distribuído.
Farmacêutico estraga de propósito centenas de vacinas
Casos de vacinas terem sido estragadas estão acontecendo pelo mundo. Um outro caso aconteceu nos Estados Unidos . Um farmacêutico é suspeito de ter sabotado mais de 500 doses da vacina contra a covid-19 ao retirá-las das arcas congeladoras de propósito para que se estragassem, disseram as autoridades médicas e a polícia.
De acordo com as autoridades, o farmacêutico do Aurora Medical Center em Grafton, cujo nome não foi revelado, foi despedido após 57 frascos da vacina terem sido encontrados fora dos frigoríficos.
Com informações tvi24