Lula diz que foi diagnosticado com Covid-19 em Cuba

Lula diz que foi diagnosticado com Covid-19 em Cuba

Janeiro 21, 2021 Não Por love amem

Em viagem a Cuba para gravar um documentário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve covid-19 e fez quarentena no país. Lula foi diagnosticado com a doença no fim de dezembro e retornou ontem ao Brasil, depois de ter se recuperado.

O ex-presidente estava na ilha desde 21 de dezembro, para participar das gravações de um documentário sobre a América Latina, produzido e dirigido pelo cineasta norte-americano Oliver Stone. Lula estava acompanhado de sua mulher, Janja, e de mais sete pessoas, incluindo o escritor Fernando Morais. Cinco dias depois de chegar na ilha, o ex-presidente fez um teste de RT-PCR que identificou a doença. Dos nove integrantes da comitiva, oito tiveram covid-19, incluindo Morais, que teve de ser hospitalizado.

O ex-presidente acionou o ex-ministro da Saúde e médico infectologista Alexandre Padilha, deputado federal pelo PT de São Paulo, que monitorou a evolução da doença. Lula foi atendido também por médicos cubanos e não precisou de internação hospitalar. Segundo a assessoria do petista, apenas Fernando Morais foi hospitalizado e ficou 14 dias internado, por complicações pulmonares.

Depois de ter alta médica, Lula reuniu-se com o presidente cubano Miguel Díaz-Canel, o 1º secretário do Partido Comunista de Cuba, Raul Castro, o primeiro ministro de Cuba, Manuel Marrero, e com o chanceler Bruno Rodriguez.

De volta ao Brasil, Lula defendeu a vacinação contra covid-19. “Estou preparado pra tomar a vacina, assim que tivermos vacina para todos. Sigo esperando minha vez na fila, com o braço à disposição para tomar assim que puder. E enquanto todos não se vacinam, vou continuar com máscara, evitando aglomerações e passando muito álcool gel”, disse o ex-presidente, em nota divulgada pela assessoria do petista.

Ainda de acordo com a assessoria de Lula, filmagens do documentário do cineasta Oliver Stone foram suspensas.

Fonte valor.globo