Onde de calor mortal: as temperaturas aumentaram e podem representar risco para algumas pessoas; Proteja-se
Outubro 8, 2020De acordo com o que foi divulgado pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) o calor intenso que ocorreu no mês de setembro deste ano, fez o mês o mais quente dos últimos 59 anos no estado de São Paulo. As temperaturas contaram com uma elevação de 5ºC acima da média histórica registrada para o mês.
A pesquisa que foi realizada, usou de base os registros históricos do Cptec, que foram feitos desde o ano de 1961.Os dados apontam que a média de temperatura máxima em todo o estado que foi registrada é de 32,3ºC.
Segundo o climatologista Diego Jatobá, o número é menor que as temperaturas máximas registradas em algumas cidades, que chegaram a marcar em seus termômetros temperaturas de 40ºC, devido ao fato de que é uma média ao somar todas as máximas que foram registradas no momento.
O climatologista aponta que ao longo do tempo foram monitorados os dados de várias estações em todo o estado. Algumas cidades as máximas registaram temperatura d 40ºC enquanto outras cidades tiveram pouco mais de 30ºC. Após a observação, ele aponta que foi acompanhado pelos especialistas as máximas de todos os dias do mês em questão pra que fosse feita uma média.
As temperaturas mais altas na ocasião que foram registradas foram nas cidades de Lins, Votuporanga e Ibitinga, que registraram no momento temperaturas de 41,9, 41,8 e 41,7ºC respectivamente.
Onda de calor mortal
De acordo com o Inmet as temperaturas estarão 5ºC acima do normal em regiões do Sudeste, Centro-Oeste e Tocantis. A alta na temperatura pode ser fatal para muitas pessoas. Por isso é muito importante que todos continuem se hidratando bem. Além disso evite o máximo possível se expor as altas ondas de calor.
Práticas ao ar livre entre as 10h e 17h devem ser evitadas. Aumente o consumo de líquidos. A água é uma grande aliado.
Via: g1.globo.com