Novo ciclone bomba ameaça regiões do Brasil com chuvas torrenciais, ventania e queda brusca de temperatura
Setembro 16, 2020No ano de 2020 o Brasil vivenciou o acontecimento de diversos fenômenos naturais. Recentemente o Clima Tempo e a Marinha, confirmaram o surgimento de um novo ciclone bomba.
Ele deverá atingir as regiões do Sudeste e a costa Sul do país com ventos de até 90km/h. A região Sul deve ser a mais atingida pelo fenômeno e o ciclone pode ser capaz de provocar chuvas torrenciais.
Outra consequência do ciclone que também é uma possibilidade é a queda brusca da temperatura em alguns locais. Heriberto dos Anjos, especialista e meteorologista do Clima Tempo, falou sobre o ciclone.
Segundo Anjos, o ciclone vai atingir o estado de Minas Gerais, porém, quando chegar ao estado mineiro, estará com pouca força. A Zona da Mata deve ser a região de maior impacto, porém, bem inferior ao comparar com as outras regiões.
O especialista também esclareceu algumas questões em relação ao ciclone e as consequências no estado mineiro. Para Heriberto, é improvável que o fenômeno faça chover em Minas Gerais.
A temperatura não deve cair e sim aumentar cada vez mais a partir da quinta-feira, dia 17 de setembro. Apesar do nome, ‘ciclone bomba’, não se trata de um fenômeno destrutivo.
O nome do ciclone tem relação com as frentes frias. O termo é usado quando reúne regiões com baixa pressão atmosférica e não é motivo para preocupação dos brasileiros. Este não é como o ciclone do mês de julho que causou destruição no Sul do país.
Via: vejasp.abril.com.br