A aorta (como referido em cima) é a artéria que leva o sangue do coração para todo o corpo. É a nossa principal artéria. A aorta sai do coração formando um arco, atravessa o tórax e entra no abdómen.
O aneurisma da aorta é uma dilatação da aorta. O aneurisma da aorta torácica ocorre na aorta, na porção do tórax. Há pessoas que possuem aneurismas, mas não o sabem, pois, a doença nem sempre apresenta sintomas, mesmo nos aneurismas de maior volume.
Aneurisma da aorta torácica – causas
Não se sabe exatamente a origem de um aneurisma da aorta torácica. Pensa-se que é causado por uma fragilidade da parede, que pode ser devida a doenças genéticas (como o Síndrome de Marfan), à aterosclerose (doença que causa acumulação de placas de gordura nas artérias), infeções ou traumatismos (provocadas por quedas ou acidentes de carro, por exemplo). Veja mais informação em classificação quanto às causas dos aneurismas.
Os fatores de risco para aneurismas de aorta torácica são:
Tabaco (ser fumador);Pressão arterial alta (hipertensão);Colesterol alto (hipercolesterolemia).
O risco de desenvolver um aneurisma da aorta torácica aumenta com a idade. História familiar de aneurisma da aorta torácica, lesões no tórax e infeções, também podem ser fatores de risco. Alguns pacientes com aneurisma da aorta torácica também têm aneurisma da aorta abdominal.
Mais informações sobre sintomas clique aqui