Com 2 anos de idade e em perigo de vida, criança faz cirurgia para emagrecer
Março 6, 2020Com apenas dois anos, um menino da Arábia Saudita, é a pessoa mais jovem do mundo, que passou pelo procedimento cirúrgico para perder peso. A decisão de submeter o garoto a cirurgia bariátrica, foi tomada por médicos, quando o menino atingiu aos 2 anos, 33 quilos.
A obesidade desencadeou estava desencadeando uma série de problemas na saúde do pequeno. O menino já sofria com dificuldades para respirar, tinha apneia do sono e suas pernas também estavam sofrendo com o excesso de peso, como resultado estavam ficando curvadas.
Antes optar pela cirurgia bariátrica, os profissionais tentaram por duas vezes aplicar uma rotina de dieta alimentar para ajudar a criança a perder peso, porém as duas tentativas falharam. Sem sucesso, os médicos que cuidavam do caso, tomaram essa decisão.
Durante as tentativas de dieta, o menino que estava sendo acompanhado por um endocrinologista, chegou a engordar oito quilos, em um período de quatro meses, mesmo seguindo a todas as orientações alimentar sugeridas pelo profissional.
Sem sucesso com as dietas, o menino foi levado para a sala de cirurgia, o procedimento realizado foi gastrectomia laparoscópica. Na cirurgia foi removido uma margem externa do estômago da criança, com o intuito de diminuir a quantidade ingerida de alimentos. Um dos médicos que acompanhou o caso, revelou que nunca havia visto um caso semelhante a este, com uma criança. Ele acredita que este tenha sido o primeiro caso cirúrgico bariátrico realizado em alguém tão pequeno.
Essa história aconteceu em 2010, mas apenas três anos depois o caso foi divulgado na mídia. O procedimento cirúrgico foi um sucesso e aos cinco anos, o menino já havia eliminado nove quilos e chegando aos 24 quilos. O estado de saúde do menino também melhorou muito, seu desenvolvimento estava normalizado.
Embora tudo esteja correndo bem desde que a cirurgia foi feita, este é um assunto que tem dividido a opinião de profissionais da medicina. Alguns deles, acreditam, que o menino deverá receber acompanhamento vitamínico durante todo seu desenvolvimento, para evitar graves problemas de saúde, até porque é incerto para os profissionais qual serão efeito da cirurgia na vida do menino durante o seu desenvolvimento.
Confira como fiou a criança depois de um tempo em que passou por uma cirurgia bariátrica aos dois anos de idade.
Via: bebemamae.com