Como Abençoar Uma Cruz

Como Abençoar Uma Cruz

Novembro 2, 2018 Não Por love amem

Qualquer pessoa pode conduzir uma benção sobre uma cruz, contudo, compreender que essa benção é uma súplica a Deus, não garante algum efeito. Em muitas tradições cristãs, um padre, ou outro líder ordenado da igreja pode conduzir uma benção formal em uma cruz antes de expô-la em uma igreja, ou usá-la em uma cerimônia.

1-Abençoe a Cruz

Escolha uma cruz, ou crucifixo. Uma cruz plana consiste em uma peça nesse formato, enquanto um crucifixo tem, além disso, a imagem de Cristo gravada nele. Ambos podem ser abençoados, mas apenas o crucifixo é usado na maioria das cerimônias oficiais da Igreja Católica e da Ortodoxa. Os protestantes, normalmente, usam a cruz sem a imagem, ao invés do crucifixo.

Existem muitas variações de cruzes e crucifixos, com diferentes números e tipos de barras transversais, e com uso, ou não, de variadas letras. Caso você pertença a uma igreja, pode querer perguntar ao seu ministro, ou padre, qual tipo de cruz sua denominação usa.

Alguns crucifixos incluem um crânio embaixo dos pés de Cristo, representando os ossos de Adão. Isso é mais comum na tradição católica, mas não é necessário, ou banido na maioria das denominações.

2-Leve em consideração ter um padre, ou outro líder religioso para abençoar a cruz. Em muitas igrejas, incluindo a Católica, a benção de um padre, diácono, ou outro líder da igreja é considerada mais efetiva do que a de um leigo. Para uma cruz pequena, como aquelas que você pode usar pendurada em seu pescoço, a benção usada é a do padre.

Uma possível benção católica: “Que essa cruz e seu usuário estejam abençoados, em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo.” [2]

Uma possível benção Ortodoxa: “Oh Criador e Autor da humanidade, Fonte de graça spiritual e Doador da eterna salvação: Tu, o mesmo Senhor, envia Teu Espírito Santo, com uma benção das alturas sobre essa cruz, que, fortificada pela proteção do poder divino, pode ser capaz de salvar o corpo e vir em auxílio e ajuda, a todos que devem desejar fazer uso dela, através de Jesus Cristo nosso Senhor, Amém.” [3]

Para maiores informações sobre diferenças entre a benção do padre e de outras pessoas, veja a seção sobre como usar a cruz abençoada.

3- Abençoe a cruz você mesmo. Abençoar uma cruz você mesmo, pode não ter o mesmo efeito da benção de um padre, contudo, qualquer um pode suplicar a Deus para abençoar sua cruz, ou outro objeto. Você pode recitar alguma prece enquanto faz isso, por exemplo, umas das que seguem:

Senhor abençoe essa cruz para que possa ser um instrumento de Sua Divina Misericórdia, em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, Amém.

Abençoe essa cruz em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

4-Para uma cruz, ou crucifixo católico exposto ao público, tenha um padre recitando a benção oficial. Ainda que a Bíblia não inclua qualquer ritual de benção de uma cruz, a Igreja Católica criou uma coleção de rituais oficiais chamados de Rituale Romanum (do latim, Ritual Romano). Segue uma benção solene destinada para cruzes a serem expostas, como aquelas penduradas nas paredes de uma igreja: [4]

 

Padre: Nossa ajuda é em nome do Senhor.

Todos: Aquele quem fez a terra e o céu.

Padre: O senhor esteja convosco.

Todos: Que ele também esteja convosco.

Padre: Rezemos. Santo Senhor, Pai poderoso, Deus eterno, seja piedoso em abençoar essa cruz, que pode ajudar na salvação da humanidade. Deixe que seja o suporte da fé, um incentivo para as boas obras, a redenção das almas; que seja consoladora, protetora e um escudo contra as lanças cruéis do inimigo; Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém.

Padre: Rezemos. Senhor Jesus Cristo, abençoe essa cruz pela qual retirastes o mundo das garras de Satanás e na qual superou o tentador do pecado através do seu sofrimento, aquele que se alegrou com a queda do primeiro homem ao comer da árvore proibida.

(O Padre joga água benta sobre a cruz)

Padre: Que essa cruz seja abençoada em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; e que todos aqueles que se ajoelhem e rezem diante dessa cruz em honra de nosso Senhor, alcancem saúde de corpo e alma; Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém.

(Depois da recitação, o padre ajoelha-se diante da cruz, venerando e beijando-a. Os outros podem fazer o mesmo.)

 

DICA:Muitas bênçãos são originárias de outras línguas, normalmente o latim, e podem ter múltiplas traduções em português. Você pode reconhecer uma benção, ainda que seja usada com palavras ligeiramente diferentes; sinta-se livre para usar a versão com a qual está acostumado, desde que o sentido não seja alterado.

Os “Rituale Romanum” Católicos também contêm uma benção alternativa mais longa para cruzes expostas publicamente [1].

 

Avisos :Uma cruz católica não pode ser abençoada oficialmente durante a Quarta-Feira de Cinzas, nos três dias entre a Sexta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa ou no dia de Finados. [7]

 

Fontes e Citações

1 ↑ http://www.patheos.com/blogs/yimcatholic/2011/02/for-all-the-sacramentals-crosses-and-crucifixes.html

2 ↑ http://www.catholicnewsagency.com/resources/prayers/circumstantial-prayers-and-blessings/blessing-of-rosaries-and-religious-articles-short-formulary/

3 ↑ http://www.saintgregoryoutreach.org/2012/08/orthodox-prayer-blessing-object.html

 http://www.sanctamissa.org/en/resources/books-1962/rituale-romanum/53-blessings-of-things-designated-for-sacred-purposes.html

4 ↑ http://www.newadvent.org/cathen/13292d.htm

5 ↑ http://rcspirituality.org/ask-priest-bad-wear-cross-sideways/

6 ↑ http://www.adoremus.org/Blessing-Crucifix.html

 

Via https://pt.wikihow.com/Aben%C3%A7oar-Uma-Cruz