5 hábitos que ajudam a controlar o stress
Setembro 18, 2024Estresse ou stresse define a resposta fisiológica, biológica ou psicológica de um organismo sobre pressão. O estresse pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando os sintomas de estresse persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e depressão). Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando, assim, a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente cardiovasculares.[1]
A relação entre estresse e doenças cardiovasculares é bastante estabelecida na literatura médica. Uma pesquisa publicada pelo The Journal of the American Medical Association concluiu que pacientes com doenças cardíacas que experimentaram estresse mental eram mais propensos a sofrer um ataque cardíaco não fatal ou morrer de uma doença cardiovascular. Outras pesquisas recentes também apontam que o estresse mental crônico pode ser tão ou mais prejudicial para a saúde do coração do que pressão alta, cigarro, obesidade, sedentarismo e outros fatores.
O estresse afeta diretamente o coração, causando a diminuição da quantidade de oxigênio que chega ao músculo cardíaco, aumentando o risco de eventos cardiovasculares adversos, como o infarto. Sendo assim, é importante controlar o estresse no dia a dia para manter a boa saúde do coração.
Felizmente, existem diversas maneiras de reduzir o estresse e proteger o coração. Uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos frequentes são medidas clássicas e eficazes. Praticar exercícios físicos de alta intensidade, aqueles que aceleram os batimentos cardíacos, ajuda na liberação de endorfina no corpo. O hormônio ajuda a neutralizar a adrenalina liberada pelo estresse.
Além disso, existem outras medidas que podem ajudar a controlar o estresse e proteger o coração, como aprender técnicas de relaxamento, estabelecer limites saudáveis, encontrar passatempos relaxantes e ter um sono de qualidade. Todas essas medidas podem contribuir para uma vida mais saudável e feliz.
1- Exercite-se regularmente: Praticar exercícios físicos regularmente é uma das melhores maneiras de reduzir o estresse e proteger o coração. Tente fazer da prática um estilo de vida. Comece com uma atividade que traga prazer. Vá caminhar no parque sozinho, com um amigo, com o cachorro, comece a nadar na piscina do prédio, andar de bicicleta… O primeiro passo é entender o que dá prazer para que se tenha ânimo e vontade de sair de casa. O importante é manter a atividade física regularmente para garantir os benefícios para a saúde.
2- Adote uma alimentação mais saudável: Deixe a alimentação mais balanceada por meio da ingestão de frutas, verduras e legumes, pois o nosso corpo precisa de vitaminas e minerais para funcionar perfeitamente.
3- Beba água: A ingestão de água é necessária, já que muitas funções do corpo dependem dela para funcionar corretamente.
4- Aprenda técnicas de relaxamento: Técnicas como meditação, respiração profunda e yoga podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.
5- Tenha um sono de qualidade: Com a atividade física, vêm o cansaço e o relaxamento, ajudando na hora de dormir. O sono auxilia no equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e longo prazo. O sono traz qualidade de vida e saúde.[2]