Morre atriz Jandira Martini, aos 78 anos
Janeiro 30, 2024Morreu está segunda-feira a atriz brasileira Jandira Martini, aos tinha 78 anos , devido a um cancro do pulmão. A informação foi partilhada pelo ator Marcos Caruso no seu Instagram.
“Jandira Martini, minha maior amiga e prova de que os opostos se atraem e se completam. Juntos escrevemos peças, roteiros de cinema, séries e novelas. Minha grande confidente, conselheira e responsável pelas minhas maiores gargalhadas. Minha mestra. Sabe quando você passa pela escola na qual você estudou e vê que o prédio foi demolido? Assim me sinto com a sua partida.”, declarou Marcos
Carreira
Jandira Lúcia Lalia Martini nasceu em 10 de julho de 1945, na cidade de Santos (SP). Formada em Letras pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), a atriz também foi autora de peças teatrais e roteiros para cinema e televisão.
Ainda na emissora, fez participação em Dancin’ Days e integrou o elenco de Chega Mais, Roda de Fogo e Sassaricando, onde interpretou a personagem Teodora Abdalla.
Iniciou sua carreira de autora em 1981, onde fez parceria com o amigo Marcos Caruso em títulos como Sua Excelência, o Candidato, Porca Miséria e Os Reis do Improviso. No cinema, Jandira fez Uma Escola Atrapalhada, Olga , Chorar de Rir, 10 Horas para o Natal e Uma Pitada de Sorte.
Destaque em Éramos Seis e O Clone
Nos anos 1990, aventurou-se por diversas emissoras de TV, onde participou de A História de Ana Raio e Zé Trovão, na Manchete; das novelas Éramos Seis, quando se destacou como Genu, vizinha de Lola (Irene Ravache), e Sangue do Meu Sangue, e da série Brava Gente, no SBT.
De volta ao Plim-Plim em 2001, esteve na minissérie Os Maias e na novela O Clone, onde viveu, com destaque, a personagem Zoraide, empregada de Ali (Stênio Garcia).
Morou no Brasil, foi babá de Jade (Giovanna Antonelli) e, depois, voltou para o Marrocos com a família de Latiffa (Letícia Sabatella).
Jandira ainda esteve em outras produções da casa, como A Casa das Sete Mulheres, América, a minissérie Amazônia: de Galvez a Chico Mendes, Desejo Proibido, Caminho das Índias, Escrito nas Estrelas, Morde e Assopra e Salve Jorge, “Viver do riso” seu ultimo trabalho.
[1]
References
1. (N.d.). Retrieved from tvhistoria.com.br.