Letícia Sabatella surpreende ao revelar diagnostico de autismo e desabafa

Letícia Sabatella surpreende ao revelar diagnostico de autismo e desabafa

Setembro 11, 2023 Não Por love amem

Letícia Sabatella surpreendeu ao ter confessado que foi diagnosticada com um quadro de autismo. A revelação foi feita por ela durante entrevista ao podcast Papagaio Falante, apresentado por Sérgio Mallandro e Renato Rabelo.

Segundo a atriz, de 52 anos, ela descobriu o quadro de TEA (Transtorno do Espectro Autista), um distúrbio na categoria de Síndrome de Asperger, mas detalhou o que já possui de conhecimento em torno do assunto, em que contou com a ajuda de uma psiquiatra e neurologista.

“Ainda é uma coisa que é uma antecipação eu falar, porque não estudei o suficiente para falar sobre isso, mas já sei que é, descobri com investigação de uma psiquiatra e neurologista, que eu tô dentro do transtorno do espectro autista, num grau leve, que é chamado de Asperger, que é ativa e passiva ao mesmo tempo”, declarou a atriz.

Nas redes sociais a atriz declarou :“Quantas vezes eu perdia a amizade ou as pessoas ficavam magoadas comigo porque eu não conseguia sair de casa. Eu não conseguia ir ao cinema, porque é uma experiência sensorial muito forte, como se eu tivesse tendo um sonho premonitório que iria definir a minha vida, de tão sensível”.

Para Sabatella, ter sido diagnosticada, mesmo tardiamente, foi libertador: “Há um tempo atrás eu estava fazendo algumas perguntas, pedindo uma luz. Porque eu sempre me senti, desde criança, que às vezes eu despertava acordada para uma consciência que me pegava de uma hora para outra”.

A atriz tomou conhecimento da doença porque necessitou procurar ajuda para sua filha Clara e ai veio a descoberta posterior do seu diagnostico.

autismo, cujo nome técnico oficial é Transtorno do Espetro Autista (TEA), é um transtorno de desenvolvimento caracterizado pela dificuldade de comunicação e interação social, e por comportamentos repetitivos e/ou restritos. Os sintomas aparecem logo nos primeiros anos de vida.

Dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, identificar expressões faciais e compreender gestos comunicativos, expressar as próprias emoções e fazer amigos. Dificuldade na comunicação, caracterizado por uso repetitivo da linguagem e dificuldade para iniciar e manter um diálogo são algumas das suas características.
Advertisements