Pedra na vesícula: Causas, Sintomas e Tratamento
Agosto 10, 2023Pedra (cálculo) na vesícula, também chamada de colelitíase é uma doença extremamente comum na população mundial. Milhões de pessoas podem ter esta doença e não ter sintomas.
Sintomas de Pedra na vesícula
A pedra na vesícula pode ocasionar sintomas intensos e graves, sendo os mais comuns: Náuseas (enjoo) e vômitos, dor na região superior direita do abdome, próximo às costelas; Sensação de má digestão e estufamento; Dor nas costas; Perda de apetite ou hiporexia.
Dor intensa na barriga, geralmente do lado direito ou na boca do estomago. Esta dor geralmente dura de 30 minutos a 2 horas, mas quando for mais prolongada pode indicar complicações. Neste caso, procure o seu médico com urgência.
Em casos graves pode ocorrer pancreatite aguda biliar e nesses casos é urgente procurar atendimento .
Diagnostico e Tratamento
O método mais frequente utilizado para diagnosticar pedra na vesícula é a ultrassonografia de abdômen . O tratamento Pedra (cálculo) na vesícula é uma cirurgia para retirar a vesícula biliar. A cirurgia é recomendável para cálculos < 1 cm) devem ser operados por possuírem risco elevado de migração do calculo e desenvolvimento de pancreatite aguda.
É perigoso ter pedra na vesícula?
A colelitíase é uma doença silenciosa no entanto, existe o risco das pedras na vesícula criarem situações de grande risco para a saúde. Os 3 principais riscos de quem tem pedras na vesícula são os seguintes:
Colecistite aguda: é quando o cálculo biliar fica preso no ducto que escoa bile da vesícula para o colédoco. Essa impactação da pedra desencadeia um aumento da pressão dentro da vesícula, como se fosse uma panela de pressão.
Além disso, também acumula bactérias no seu interior, iniciando-se fortes contrações para expulsar essa pedra. Esse processo é uma inflamação aguda que resulta em uma potencial infecção grave. Existe a necessidade de cirurgia de urgência para que esta infecção não se dissemine pelo corpo (sepse).
Coledocolitíase: pedra que migrou da vesícula e ficou presa no canal da bile (colédoco). Isso resulta em processo de inflamação e infecção progressiva, chamada de colangite.
Essa situação precisa ser resolvida em caráter de urgência por meio da extração do cálculo impactado no canal por meio de procedimento. Isso também é chamado de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE).
Pancreatite aguda: a partir do momento em que a pedra sai da vesícula e passa através do colédoco, existe uma possibilidade de atritar. Também é possível entupir a confluência do ducto da bile com do pâncreas (Wirsung).
Isso acaba por desencadear um processo inflamatório do pâncreas, que é a pancreatite. Felizmente, na maioria dos casos, a pancreatite é leve. No entanto, em 10% dos casos pode ser grave e pode levar a óbito.
O que causa pedra na vesícula?
Existem várias causas para o aparecimento das pedras na vesícula. A Predisposição genética é um fator , podendo haver vários casos numa família. Outros fatores são :
- Colesterol alto; Obesidade; Perda rápida de peso (como nos casos de cirurgia bariátrica) : Diabetes;
- Fatores hormonais (em particular, resistência à insulina); Alterações genéticas no metabolismo do colesterol;
Fonte : drauziovarella.uol.com.br ;drfernandobray.com.br :institutojorgereina.com.br