Câncer da Tiroide: Sintomas e tratamento

Câncer da Tiroide: Sintomas e tratamento

Julho 19, 2023 Não Por love amem

A tireoide é uma glândula localizada na região do pescoço, responsável por produzir hormônios que regulam o nosso metabolismo.  O câncer na tireoide é decorrente do crescimento de nódulos malignos, ou tumores, nessa glândula. Na maioria dos casos, os nódulos que aparecem no pescoço não são cancerosos, mas é importante que sejam investigados por um médico.

Quais são os sintomas do cancro da tiróide?

Nódulo, caroço ou inchaço no pescoço, às vezes crescendo rapidamente. Inchaço no pescoço. Dor na parte anterior do pescoço, às vezes, irradiando para a região dos ouvidos. A pessoa também passa a sentir desconforto na região, falta de ar e dificuldade para engolir, além de apresentar tosse ou rouquidão e outras alterações na voz que não desaparecem.

Muitas condições benignas podem provocar os mesmos sintomas. Nódulos da tireoide são comuns e geralmente são benignos. Ainda assim, se você tem algum desses sinais ou sintomas, é importante consultar um médico para que a causa possa ser diagnosticada e tratada, se necessário.

Qual é o tratamento indicado para o câncer de tireoide?

Em geral, o tratamento do câncer de tireoide é cirúrgico e realizado por meio de um procedimento conhecido como tireoidectomia total ou parcial, levando em conta o tipo e a gravidade da doença. A cirurgia é curativa em grande parte dos carcinomas diferenciados da tiroide.  Em alguns casos pode ser necessário complementar o tratamento recorrendo a iodo radioativo, para destruir o tecido tiroideu (benigno ou maligno) que não tenha sido removido com a cirurgia. Relativamente à Quimioterapia e Radioterapia, geralmente não são utilizadas, com exceção dos doentes de casos mais graves, nos quais os pacientes já não são sensíveis ao iodo radioativo.

Taxa de sobrevivência

Os carcinomas papilar e folicular da tiroide, quando tratados de forma adequada, têm um prognóstico excelente. As taxas de sobrevivência estão na ordem dos 95% aos 10 anos após o diagnóstico.

Fontes: Hospitaldaluz.pt ;  Dn.pt : oncoguia.org.br ; American Cancer Society (14/03/2019)

Advertisements