Halitose : Mau hálito, causas e tratamento

Halitose : Mau hálito, causas e tratamento

Julho 14, 2023 Não Por love amem

Halitose mais conhecido como mau hálito é um odor desagradável que sai da cavidade bucal e esse odor pode ser sentido quando a pessoa fala ou respira.

Dados mostram que cerca de 30% da população no Brasil sofre de mau hálito, a halitose causa diversos problemas para pessoa principalmente no aspecto psicológico, pois causam incômodo por estar próximo de outras pessoas.

As causas da halitose é odor desagradável devido a bactérias na língua que cria saburrosa e causam mau hálito.

Por isso uma boa escovação é capaz de sanar o problema ou pelo menos aliviar, a halitose matinal é conhecida de todos quando acorda devido a pessoa estar muito tempo sem se alimentar.

Quais são as causas do mau hálito?

Segundo o Dr. Sérgio Caetano existem diversas causas para o desenvolvimento do mau hálito, podendo ser internas ou externas. Veja a seguir as principais causas que se tem conhecimento:

  • Cáries: As cáries também são causas comuns do mau hálito porque neste caso a proliferação de bactérias dentro da boca é muito grande e há liberação de cheiro característico que leva ao desenvolvimento do mau hálito.
  • Bactérias na boca: A maioria dos casos de halitose se originam na própria boca. São causados pela ação bacteriana natural das papilas linguais, causando produção de gases após a metabolização de alimentos que ficam depositados nestas regiões.
  • Hábitos de vida: O tabagismo, o consumo regular de bebidas alcoólicas e excesso de café são causas de mau hálito.
  • Doenças gengivais e periodontais: As doenças gengivais e periodontais, podem causar o mau hálito, pois provocam uma inflamação e infecção na gengiva. São causadas pelo acúmulo de placa bacteriana entre os dentes e a gengiva.
  • Região bucal ressecada: A saliva possui substâncias antibacterianas e ajuda no enxágue da região bucal, diminuindo os resíduos de bactérias e alimentos. Quanto mais ressecada for a boca, pior é o hálito. Manter a boca sempre hidratada é um ótimo modo de diminuir a incidência do mau hálito.

Além dessa halitose também tem a da fome, pois passar muito tempo sem ingerir alimentos faz com que a boca exale mau cheiro, por isso não é aconselhável ficar muito tempo sem se alimentar.

A boa higienização da boca usando o fio dental e escovação é capaz de tratar ou sanar completamente o mal odor.

O tratamento da halitose é muito importante pois somente através desse tratamento é que a pessoa terá resultados satisfatórios.

A escovação deve ser correta, a língua deve ser limpa e evitar períodos longos de jejum, algumas pessoas costumam mascar chiclete ou chupar balas de menta, mas isso só máscara o mau hálito e pode até voltar com sintomas piores.

A melhor forma de combater o mau hálito é a higienização bucal de maneira correta e uma alimentação saudável.

Via: biologianet.com

 

Advertisements