Cigana de 14 anos é morta 2 meses após casamento pelo marido
Julho 11, 2023Hyara Flor Santos Alves ,uma adolescente de 14 anos foi morta com um tiro no queixo, na noite da última quinta-feira, 6, na cidade de Guaratinga, extremo sul da Bahia, a mais de 700 km de Salvador. A jovem que é integrante de uma comunidade cigana, chegou a ser socorrida para um hospital, mas não resistiu e morreu na unidade, informou o jornal A Tarde.
Segundo o tio de Hyara disse ao Extra.Globo ,O marido dela efetuou um tiro à queima roupa na garganta dela. Essa bala alojou no cérebro dela. Sem motivo nenhum, a mandado do pai e da mãe dele . O Jovem marido é principal suspeito e está fugido, assim como o resto da família do jovem marido também com 14 anos.
Os jovens estavam casados a cerca de 2 meses .A Polícia Civil investiga o caso como feminicídio.
Recompensa
Segundo boatos o pai de Hyara Flor tinha oferecido R$ 300 mil por informações sobre o paradeiro do suspeito que assassinou a filha. No entanto o pai da adolescente negou através de um video nas redes socias ter oferecido R$300 mil a quem fornecesse informações sobre o paradeiro do marido de sua filha. O vídeo foi compartilhado na noite de segunda-feira (10).
Casamento de menores é legal ?
Desde 2019, o Brasil permite o casamento de menores de 18 anos única a exclusivamente a partir da chamada “idade núbil”, ou seja, quando adolescentes completam 16 anos. Para a formalização, entretanto, é necessária a autorização legal dos pais ou responsáveis pelo menor, de acordo com o Código Civil.
Ao G1 o advogado e professor universitário Henrique Brunini Sbardelini explica que a lei determina que casamentos envolvendo menores de 16 anos ocorram apenas com autorização dos pais validada em cartório.
“ Art. 1.520. Não será permitido, em qualquer caso, o casamento de quem não atingiu a idade núbil, observado o disposto no art. 1.517 deste Código.”