Febre maculosa: Prevenção , sintomas tratamento da doença transmitida por carrapato

Febre maculosa: Prevenção , sintomas tratamento da doença transmitida por carrapato

Junho 19, 2023 Não Por love amem

Recentemente uma serie de mortes no Brasil veio alertar para os perigos para a febre maculosa , doença transmitida pelo  carrapato e que pode ser confundida com outras doenças e senão for diagnosticada a tempo pode levar a morte.

Como se transmite ?

A doença é transmitida pela picada por um carrapato-estrela contaminado pela bactéria  Rickettsia rickettsii . Quando picado por uma carrapato , não se deve retirar o carrapato da pele do ser humano de forma inadequada pois o esmagamento do parasita pode libertar grandes quantidades da bactérias entram em contato com a pele lesionada devido ao extravasamento de conteúdo gástrico do carrapato. Outra precaução que se deve ter é quando um animal domestico foi também picado por carrapatos , como cães , bois , vacas , não se deve arrancar o carrapato a força do animal pois pode contaminar o animal e a pessoa que está a retirar o carrapato.

Dicas de como retirar carrapatos

O site blog.agroline dá dicas  para eliminar carrapatos de cavalos sem provocar danos ao animal que é a pulverização.  Em caso de animais como o cão e o gato deve recorrer-se a Pipetas, comprimidos, pó, spray, sabonetes e shampoos . O site lojabichodomato dá informações como deve proceder.

No ser humano e segundo especialistas do site boasaude ,devemos limpar a área com um anti-séptico ou com água e sabão, tomando cuidado para não desalojar o carrapato durante o processo.

Em seguida, a pessoa deve puxar o carrapato diretamente, no sentido oposto ao do corpo, com a ajuda de um par de alicates ou tenazes “sem corte, com ponta média e angulada”. Caso a cabeça do carrapato fique na pele, a pessoa deve usar pinças para removê-la, como se fosse uma farpa de madeira. Depois que o carrapato for completamente removido, a área deve ser limpa com sabão antibacteriano.

O site Wikipedia dá 4 dicas de como remover carrapatos em segurança. Veja neste link

Sintomas

Os principais sintomas da febre maculosa são febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés e gangrena nos dedos e orelhas, de acordo com o Ministério da Saúde. No início, pode ser confundida com doenças como leptospirose, dengue e malária , por isso em caso de suspeita deve imediatamente dirigir-se a um hospital.

Tratamento

Segundo o site UOL Viva Bem  , Assim que surgirem os sintomas, o tratamento deve começar imediatamente. A doxiciclina é o medicamento de escolha, além do cloranfenicol, e normalmente dura uma semana, podendo ser estendido dependendo da evolução do paciente.

Prevenção

Para evitar o contato com carrapatos, é importante que a pessoa,  evite locais de vegetação como pastos, margens de lagos, rios e córregos. Se for inevitável, use roupas claras e calças compridas e mangas longa, botas, meia compridas e vá de vistoriar o corpo a cada 3 horas. Em caso de levar o seu animal de estimação não permitindo que ele frequente a mata e utilize carrapaticida e repelentes .

Este artigo é meramente informativo, em caso de alguns sintomas acimas descritos consulte um médico.