Sintomas de leucemia que jamais devem ser ignorados
Abril 5, 2023Obter um diagnóstico precoce, é fundamental para obter um tratamento de sucesso. Infelizmente muitos têm confundido os sintomas da leucemia, por esta razão, listamos 10 sinais da doença que jamais devem ser ignorados. É muito importante consultar um médico, se você perceber alguns desses sintomas. É fundamental tirar todas as dúvidas, ainda que esses sintomas sejam decorrentes de outras circunstâncias menos importantes.
1- Manchas vermelhas ou roxas pelo corpo
Manchas roxas ou vermelhas que surgem em grupos, normalmente na região do peito, braços e costas, precisam ser investigadas.Elas tendem a aparecer quando o sangue forma coagulo, não fluindo da forma adequada. Muitas vezes, elas podem ser confundidas com uma erupção cutânea.
2 – Dor nas articulações e ossos
Diversas doenças podem provocar dores nas articulações e ossos. Entretanto, em caso de leucemia, as dores surgem quando os glóbulos imperfeitos se acumulam.O afetado sente uma fisgada aguda que provoca muito dor. A intensidade pode ter variação dependendo da região abalada.
3 – Dores de cabeça
Um dos sintomas de leucemia que jamais devem ser ignorados, são as dores de cabeça. Elas surgem normalmente em pacientes com leucemia aguda, na ocasião em que os vasos sanguíneos se encurtam.
4 – Gânglios inflamados
A capacidade que o nosso corpo tem de combater as infecções diminui, quando a produção dos glóbulos vermelhos e brancos, são comprometidos pela leucemia.Os processos inflamatórios ficam alterados, levando o inchaço das glândulas e dos gânglios linfáticos, causando na região uma tonalidade violeta ou azul.
5 – Sensação de cansaço e fraqueza
Quando a leucemia se manifesta acompanhada de uma sensação de cansaço ou fraqueza, é difícil suspeitar, até porque existem muitas doenças que causam isso. No entanto, é preciso não ignorar a presença deste sinal.Com a diminuição dos glóbulos vermelhos, o corpo acaba perdendo a capacidade de armazenar nutrientes e oxigênio, levando a uma fadiga crônica e a quadros anêmicos.
6. Sangramento anormal
Qualquer sangramento anormal pode ser um sinal de leucemia. A redução do número de plaquetas acaba interferindo na coagulação do sangue, aumentando a sensibilidade ao sangramento.
7. Infecção frequentes e febre
A leucemia reduz a capacidade do sistema imunológico de contestar aos patógenos que provocam infecções.Como resultado, os pacientes passam a ter febre e infecções respiratórias, como a gripe, com mais frequência.Isso se deve principalmente ao fato de que as células cancerosas têm a capacidade de inibir os glóbulos brancos de reagir contra bactérias e vírus.
8. Perda de peso
Como qualquer tipo de câncer, a leucemia pode fazer com que os pacientes percam peso de maneiras chocantes e inexplicáveis. Isso pode ser um efeito colateral de extrema fadiga e a consequente perda de apetite.
9. Falta de ar
A dificuldade respiratória surge quando a diminuição do oxigênio das células ocorre devido a ações no fluxo sanguíneo.Algumas pessoas tendem dificuldades em recuperar o ar, quando se esforçam um pouco.
10 – Inchaço e dores abdominais
Quando a leucemia já está em um estágio avançado, podem ocorrer inchaços no fígado e baço, acompanhado de uma dor abdominal.Alguns pacientes sentem desconforto nas costas, ou vivenciam vômitos e variações na atividade intestinal.
Artigo reproduzido via: melhorcomsaude.com.br