Dormir mais no fim de semana pode salvar sua vida
Fevereiro 3, 2023Manhã de fim de semana. Uma pessoa com muito sono dorme pressionando o botão soneca (um despertador que acorda pela manhã e depois pressiona por um pouco mais) ou sem ligar um despertador. No entanto, ficou claro por que as pessoas podem aproveitar seu tempo sem ter que notar as horas extras.
De acordo com um estudo recém-publicado, a taxa de mortalidade de pessoas que dormem menos de 5 horas em média entre adultos com menos de 65 anos foi significativamente maior do que aquelas que dormem entre 6 horas e 7 horas.
Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Stress de Estocolmo e da Carroll-Lars CAZA fez referência às estatísticas médicas do governo sueco em 1997. Analisa a taxa de mortalidade daqueles que responderam à pesquisa na época.
As taxas de mortalidade entre os entrevistados que não suplementaram sua privação de sono nos finais de semana (menos de 5 horas por semana) foram surpreendentemente maiores do que aquelas que dormiram mais de 6 horas por dia. 52%. Por outro lado, a taxa de mortalidade dos entrevistados que dormiam aos sábados e domingos por nove horas ou mais não era muito diferente daqueles que dormiam mais de seis horas por dia.
“Estes resultados indicam que a combinação de menos hábitos de sono durante a semana e hábitos completos durante o fim de semana não tem efeito sobre a mortalidade”, relatam os pesquisadores. Isso significa que se você dormir bem nos fins de semana, sua saúde irá se recuperar e sua mortalidade diminuirá. “
Isso “suplementando o sono curto no fim de semana” pode ser uma maneira de viver mais, mas é inútil se recuperar de danos cerebrais causados pela falta de sono, como revelado em estudos anteriores . Estudos no American Journal of Physiology – Endocrinology and Metabolism mostram que dormir nos fins de semana não é eficaz em restaurar a função cerebral craniana, o que pode ajudar na inflamação e no alívio do estresse.
Então, qual é a lição desta história? É bom que a saúde e a longevidade durmam bem, não nos finais de semana.
* Traduzido de Huff Post UK .