Fátima Bernardes declara angústia ao descobrir doença

Fátima Bernardes declara angústia ao descobrir doença

Dezembro 6, 2022 Não Por love amem

Dois anos após ser diagnosticada com câncer, Fátima Bernardes usou as redes sociais para relembrar a angústia ao receber a notícia da doença. A apresentadora falou dos momentos de tensão e da gratidão da cura.

Em seu perfil oficial no Instagram, Fátima publicou dois registros. “Há dois anos, exatamente no dia 2 de dezembro, eu saí do palco do #encontro para o consultório da minha médica onde recebi o diagnóstico mais difícil da vida: um câncer de endométrio”, lembrou.

Ela continuou. “Dois anos depois, muita coisa aconteceu e eu estou aqui: feliz, curada, fazendo o que amo. Muito obrigada por todo carinho, por todas as orações que têm me acompanhado por tantos anos❤”, finalizou.

Confira o post:

reprodução Instagram

Entenda o câncer que teve Fátima Bernardes

O câncer no colo do útero surge quando ocorre uma alteração maligna nas células do órgão.

Geralmente essa doença atinge as mulheres com idade entre 40 e 60 anos, sendo que há vários fatores que podem influenciar seu aparecimento, como as infecções sexualmente transmissíveis, deficiência nutricional, vários parceiros sexuais e até mesmo quando se faz uso de anticoncepcionais por muito tempo.

O tratamento para o câncer do colo de útero deve ter início assim que a doença é descoberta, pois quando está na fase inicial é grande a chance de cura. Por isso é tão importante que as mulheres façam os exames de rotina para confirmar que está tudo bem com a saúde.

Essa doença quase sempre está relacionada à infecção causada pelo HPV, mas muitas mulheres que têm contato com esse vírus não desenvolvem esse tipo de câncer, já que muitas vezes ele é combatido com o tratamento indicado pela ginecologista.

Mas há tipos de HPV que resistem ao tratamento, principalmente os tipos 6, 11, 16 e 18. A melhor forma da mulher evitar o câncer de colo do útero é não tendo infecção pelo HPV, ou tratar logo no início caso venha a ter. Importante lembrar que o HPV pode demorar até 20 anos para causar o câncer, daí a necessidade de ter o acompanhamento de um ginecologista.

Sinais e Sintomas do Câncer do Colo do Útero

 

. Os sintomas muitas vezes não começam até que a doença se torne invasiva e acometa os tecidos próximos. Quando isso acontece os sintomas mais comuns são:

  • Sangramento vaginal anormal.
  • Sangramento menstrual mais prolongado que o habitual
  • Secreção vaginal incomum, com um pouco de sangue.
  • Sangramento após a menopausa.
  • Sangramento após a relação sexual.
  • Dor durante a relação sexual.
  • Dor na região pélvica.

Em casos de doença avançada os sinais e sintomas podem incluir:

  • Inchaço das pernas.
  • Problemas ao urinar ou evacuar.
  • Sangue na urina.

Esses sinais e sintomas também podem ser provocados por outras condições além do câncer de colo do útero. Ainda assim, se algum desses sinais ou outros sintomas suspeitos surgirem você deve consultar um ginecologista imediatamente, para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

Recomenda-se realizar exames de Papanicolaou e pélvicos regularmente a partir do início da atividade sexual.

Fonte: American Cancer Society

Advertisements