O ex-BBB Eliezer é diagnosticado com pericardite: conheça a doença que afeta o coração
Novembro 17, 2022Eliezer foi às redes sociais explicar o recente mal-estar que preocupou amigos, fãs e familiares e o fez ir às pressas para um hospital. O ex-BBB contou que foi diagnosticado com pericardite, ou seja, uma inflamação no pericárdio, uma membrana que envolve e protege o coração. Como ela pode ser aguda ou crônica, Eli está realizando um tratamento para que não se torne permanente.
“Acordei com uma dor muito forte e por eu dormir sempre em cima do braço, achei que fosse mau jeito. Depois, intensificou e eu achei que fossem gases, tomei remédio e não passou. A dor intensificou e comecei a ter dor para respirar. Fiquei com medo de ser infarto”, contou.
“Eu fiz uma bateria de exames e chegou o diagnóstico de pericardite. Eu peguei através de um vírus, pode ser qualquer vírus. Inflamou o pericárdio, evoluindo para a pericardite. Ela foi inflamando ao longo dos dias e dificultando a minha respiração. Agora ela não pode ‘acelerar’”, explicou.
De acordo com a equipe da clínica WeCor, em 90% dos casos, a doença é causada por um vírus, como o da gripe, por exemplo. Nas demais situações, pode ser gerada por bactéria, fungos, alguns parasitas, tumores e doenças reumatológicas, entre outros.
Os sintomas de pericardite muitas vezes são confundidos com os de condições mais leves, como uma própria virose. Por este motivo, é importante conhecer todas as manifestações e procurar ajuda médica.
“Tô cuidando para desinflamar, porque ela pode se tornar crônica e esse é o perigo. É difícil ser diagnosticada e muita gente tem o diagnóstico errado”, acrescentou Elizer.
SINTOMAS
O quadro clínico de um paciente com pericardite parece com o de uma virose. Geralmente, ele apresenta sinais como: Febre; dor muscular; infecção de vias aéreas superiores; gastroenterite.
“Esses sintomas costumam vir acompanhados de uma dor no tórax, que aumenta de intensidade quando inspira e também ao deitar. No caso de pericardite crônica, também podem ocorrer sintomas como cansaço, tosse e falta de ar. Quando a doença se encontra em estágios mais graves, pode levar ao inchaço nas pernas, assim como a hipotensão, ou seja, a pressão arterial baixa”, explica a WeCor.
Eli tranquilizou os fãs. “Já estou medicado, e sendo cuidado pelos melhores médicos. Por esses dias, tenho que ficar mais quietinho, por isso que estou sumido por aqui. Não se preocupem, estou em casa, fora de perigo e qualquer coisa grave, como infarto e AVC já foi descartado. A dor e a falta de ar já estão bem melhores. Já, já, eu volto”, garanti o ex-BBB.