Em discurso no Egito Lula da Silva pede que a COP 2025 seja no Brasil e propõe luta para acabar com a fome
Novembro 16, 2022A Cúpula do Clima serve para que os países possam discutir as mudanças climáticas e propor medidas para a redução de gases do efeito estufa. Este ano ela está sendo realizada no Egito.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva teve uma recepção calorosa ao participar nesta quarta-feira (16) da COP27, cúpula climática da Organização das Nações Unidas (ONU) e disse : “Eu estou aqui para dizer a todos vocês que o Brasil está de volta ao mundo”. “Nós vamos falar com o secretário-geral da ONU e vamos pedir para essa COP de 2025 seja feita no Brasil. E no Brasil vai ser feito na Amazônia”.
“Acho que é muito importante que as pessoas que defendem a Amazônia, as pessoas que defendem o clima, conheçam de perto o que é a região. Vamos trabalhar para acabar com a fome e a degradação das florestas.”
No discurso Lula da Silva voltou a falar na criação do ministério para os povos originários .
“Nós vamos fazer uma luta muito forte contra o desmatamento ilegal. É importante as pessoas saberem que vamos cuidar muito forte dos povos indígenas. E vamos criar um Ministério dos Povos Originários para fazer com que eles não sejam tratados como bandidos”, afirmou o presidente eleito.
Veja o discurso
Na quinta-feira, Lula se encontrará com representantes da sociedade civil e grupos indígenas, assim como com o secretário-geral da ONU, António Guterres. Ele parte na sexta-feira para Portugal para se encontrar com autoridades governamentais daquele país.