Atriz Paloma Duarte é diagnosticada com doença
Setembro 30, 2022Nesta sexta-feira, 30, Paloma Duarte foi às suas redes sociais para compartilhar com seus seguidores uma notícia não muito boa. A atriz postou uma foto recebendo um beijo do marido, Bruno Ferrari, e do filho, Antônio, de 6 anos, e aproveitou para falar sobre seu estado de saúde.
Na legenda da publicação, Paloma Duarte revelou que recebeu o diagnóstico de endometriose, o qual só pode ser tratado por meio de intervenção cirúrgica. “Gente fiquei trend, estou com endometriose. Tem dia que é muito difícil lidar com o diagnóstico, tem dia que acordo e choro… Meu caso é cirúrgico e apesar do procedimento ser pouco invasivo, a cirurgia me abala de muitas formas”, iniciou ela.
“São mais de 8 milhões de mulheres no Brasil com a doença! Eu demorei muito a perceber os sintomas, a levar a sério acho. Só quando a dor ficou insuportável que fiz a ressonância… Então irmãs de útero, fiquem atentas. Conversem com seus médicos, prestem atenção ao menor sintoma. Por aqui, enquanto a cirurgia não chega, nos dias que acordo mais sensível o que me ajuda é isso: beijo e carinho. Recomendo!”, escreveu a atriz.
O QUE É A ENDOMETRIOSE?
A endometriose é uma doença que afeta o tecido que reveste o interior do útero ou endométrio. De forma prática, este cresce em lugares onde não deveria estar, ou seja, fora do útero. Em mulheres com endometriose, o tecido tende a crescer nas trompas de Falópio, ovários, órgãos abdominais ou na parte externa do útero.
Este problema de saúde pode causar períodos menstruais muito dolorosos acompanhados de sangramento intenso e algumas dificuldades para engravidar. Embora não haja cura para a endometriose, é possível aliviar os seus sintomas com tratamento adequado.
Uma vez definido, devemos enfatizar que a endometriose não deve ser confundida com SOP ou síndrome do ovário poliquístico. Este último é caracterizado por desequilíbrios endócrinos e metabólicos, mas não é uma doença em si. Além disso, de todos os seus sintomas, o que mais chama à atenção e é desencadeador de outros é a ausência regular de ovulação.
Quem corre o risco de sofrer de endometriose?
A endometriose é mais frequentemente diagnosticada em mulheres entre os 30 e os 49 anos. Os seus fatores de risco são os seguintes:
– Não ter tido filhos.
– Ter um período menstrual de mais de 7 dias.
– Que o ciclo menstrual seja de 27 dias ou menos, ou seja, que seja mais curto.
– Antecedentes familiares.
– Ter problemas de saúde que não permitam que o sangue seja expelido durante o período.
Quais são os sintomas da endometriose?
O sintoma mais comum nos casos de endometriose é a dor antes e durante o período menstrual. A cólica que se sente produz uma dor muito intensa que, por vezes, pode alastrar para a região lombar ou abdominal.
Essa dor é maior do que a que se sente quando não se tem nenhum tipo de distúrbio. Pode ir de muito leve a uma intensidade que não permite que te levantes da cama.
Além da dor, outros sintomas dessa condição incluem manchas entre os períodos, menstruação intensa e até infertilidade. Também pode causar desconforto ao defecar ou urinar e tornar o sexo vaginal muito desconfortável.
No entanto, também é possível que a endometriose não apresente nenhum tipo de sintoma.
Desde Mifarma, a nossa recomendação é que faças check-ups anuais no teu ginecologista e que aumentes a regularidade das consultas se notares que algo poderá não estar bem.
com informações atida.com
Com informações Ana Maria