O que causa pedra na vesícula? Conheça os sintomas e como eliminar
Setembro 26, 2022Hoje iremos relatar um problema que vem acometendo a muitas pessoas cada vez mais, e muitas vezes por descuido, e falta de informação, as famosas pedras na vesícula biliar.
A vesícula biliar é um órgão conhecido por ser um reservatório de suco biliar, que ajuda na digestão de alimentos. Porém quando este órgão está desregulado, sua mãe função pode trazer as pedras na vesícula como consequência.
As pedras na vesícula variam de pessoa para pessoa, e podem variar desde o tamanho de um grão de arroz, a uma bola de golfe. Geralmente surgem apenas uma pedra que altera de tamanho, porém as vezes podem sair mais que uma pedra.
As situações em que as pedras surgem são as seguintes: colesterol da bile, excesso de bilirrubina e a concentração de bile no fígado.
Quando a bile não consegue liberar o excesso de colesterol do corpo, acabam gerando os cálculos biliares. Também pode se apresentar os problemas no fígado, quando a urina está muito amarela, significa que o corpo está com excesso de bilirrubina, que é liberada pela urina.
Quando então não se consegue liberar a Bile, pode ser sinal de cálculos.
Causas Da Pedra Na Vesícula:
1- Obesidade.
Obviamente a obesidade é uma causadora deste mal, tendo em conta os altos níveis de colesterol no corpo, por isso acaba que a função fica desregulada, e surgem as pedras.
2- Cirrose hepática.
O uso e excessivo de álcool, e de medicamentos, sem o controle, podem levar a cirrose. A doença é causada e acaba gerando a disfunção do bile, oque leva as pedras da vesícula.
3- Diabetes
A doença diabetes também é uma da atores causadoras de pedras na vesícula, porque ? Porque devido a grande confere de triglicerídeos, que é um causador de cálculos.
4- Sedentarismo.
A falta da prática de exercícios, também é fundamental para o surgimento das pedras, porque ? A pessoa que não costuma praticar exercícios, acaba gerando um acúmulo de gordura abdominal, oque ajuda no surgimento das pedras na vesícula.