Os primeiros sinais que indicam câncer na cabeça e pescoço; sintomas, prevenção e fatores de risco
Julho 17, 2022De acordo com os dados que são divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 40 mil pessoas sofrem com cânceres na região do pescoço e da cabeça. Caso o diagnóstico seja feito quando a doença ainda está em sua fase inicial, existem mais chances de a pessoa conseguir se curar e não apresentar grandes complicações. Por este motivo, é muito importante ficar atento aos sintomas e sinais da doença.
Prevenção
A prevenção para a doença é não fumar, evitar o consumo excessivo de álcool, praticar exercícios físicos, dormir bem e manter uma alimentação que seja considerada saudável.
Lesões na boca que não se cicatrizam;
Forte dor de garganta;
Rouquidão que não passa;
Dor de cabeça frequente;
Dificuldade para engolir;
Sangramento nasal recorrente;
Nódulos que surgem no pescoço.
O diagnóstico costuma variar de acordo com a localização do tumor. Porém, é recomendado que seja realizada uma biopsia que irá confirmar se é um tumor benigno ou maligno.
“Quanto mais cedo é o diagnóstico, menor é a lesão e a agressividade do tratamento. O ideal também é combater os fatores de risco”, disse o cirurgião, Rafael Nunes Goulart.
Fatores de risco
Como já citado, alguns fatores de risco são o tabagismo, má higiene bucal, alto consumo de álcool, infecção pelo HPV, alto consumo de bebidas quentes, como o chimarrão e a exposição ao sol sem protetor solar.
Via: metropoles.com