Trigo não pode ser “arma de guerra”, diz papa ao pedir fim de bloqueio à Ucrânia
Junho 2, 2022O Papa Francisco tem conquistado o mundo. Aos seus 85 anos, Francisco tem ensinado muito como deve agir um verdadeiro líder. Independente de sua religião, vale muito ler e adotar algumas práticas para sua vida.
São gestos que parecem simples, mas que provam que determinadas coisas essenciais na vida não se devem ser esquecidas. E que não importa quem és perante o mundo, o que importa é quem és perante a vida!
O Papa Francisco pediu nesta quarta-feira (1ºJunho) o fim do bloqueio às exportações de trigo da Ucrânia, presos em portos do país por conta da invasão da Rússia.
“Por favor, que não se use o trigo, alimento de base, como arma de guerra”, disse o líder da Igreja Católica. “Gera grande preocupação o bloqueio das exportações do trigo da Ucrânia, do qual depende a vida de milhões de pessoas, especialmente nos países mais pobres. Dirijo um apelo fervoroso para que sejam feitos todos os esforços para resolver tal questão e para garantir o direito humano universal à alimentação”, acrescentou.
A Ucrânia tem mais de 20 milhões de toneladas de grãos estocadas em seus silos, mas a Rússia diz que só levantará o bloqueio no Mar Negro se as sanções ocidentais contra o país forem revogadas. Além disso, tanto Kiev quanto a União Europeia acusam as tropas russas de roubarem trigo ucraniano.
A ONU já alertou que essa situação arrisca provocar uma crise alimentar mundial, com a disparada dos preços de grãos no mercado internacional.