Comunidade desenterra seus falecidos para a realização de ritual e até mesmo tira selfies com os corpos
Maio 30, 2022Esse ritual muito curioso, tem chamado atenção de pessoas em todo o mundo porque para muitos, se trata de algo bem assustador. Uma família na Indonésia, em uma vila localizada em Sulawesi, tem um costume inusitado, desenterrar seus entes queridos em datas especiais.
Acontece que a família vê como uma forma de estar junto aos seus entes queridos novamente, mesmo após tantos anos. Os adultos desenterram os já falecidos, enquanto as crianças ficam olhando, depois os corpos ficam expostos diante dos olhos de todos que queiram ver.
Não é tão “simples” como parece, quando o falecido é retirado de seu túmulo, o ambiente todo é limpo, e o defunto tem sua roupa trocada também. O corpo é preparado pelos familiares para cerimônia, de reencontro com os que já se foram, assustador para algumas pessoas.
O ritual é acontecido a anos, e acontece a cada ano, os já falecidos são desenterrados pelo grupo étnico chamado toraja. Eles tem como intenção de reencontrar com os membros da família, e logo após, comemorar com eles, limpando seu túmulo antes de devolvê-los.
Todo o povo de toraja, trata o ritual manene, como foi chamado, sendo algo essencial de seu cotidiano, uma prática de respeito aos que já se foram. Além de tudo que fazem, que foi citado acima,, oferendas também são cedidas aos defuntos, como cigarros que são colocados acessos em suas bocas. Ainda existem símbolos de proteção na região, como estátuas que eles acreditam cuidarem de seus mortos.