Presidente da Ucrânia se mostra disposto a ceder à pressão russa após dias de guerra
Março 16, 2022Volodymyr Zelensky ganhou o mundo com sua postura de bravura, mas sinalizou que pode estar perto de ceder às pressões russas. Pelo menos no que diz respeito à OTAN, o presidente ucraniano parece estar disposto a ceder. Continue acompanhando nosso site e receba mais notícias e curiosidades do Brasil e de todo o mundo.
Não só por causa das pressões militares russas, mas também pela falta de apoio dos países da OTAN, Volodymyr Zelensky fez um discurso insatisfatório esta tarde, admitindo que as portas da OTAN não estão abertas.
A Ucrânia não é membro da OTAN. Nós entendemos isso. Durante anos ouvimos que as portas estavam abertas, mas também ouvimos que não podíamos entrar. Essa é a verdade e precisa ser reconhecida.
Zelensky não poupa críticas aos países ocidentais que formam a aliança do Atlântico Norte. Para o presidente ucraniano, a Otan não cumpre seu papel e a prova disso seria a falta de ação diante dos avanços russos.
A verdade é que, apesar dos flertes anteriores, desde o início da guerra, os EUA deixaram claro que não haveria interferência direta. Armas foram enviadas, sanções foram impostas contra a Rússia, mas nenhum país entrou na guerra.
Zelensky também alertou os países vizinhos, que também estavam flertando com a Otan, sobre o alvo russo e pediu apoio. Para o presidente ucraniano, esses países estarão se ajudando se decidirem ajudar a Ucrânia. Zelensky, até então, vinha adotando um discurso mais otimista e amigo da Otan, mas parece que a postura mudou.