Tive um sintoma de gripe que não passava, era câncer disse ator Edson Celulari

Tive um sintoma de gripe que não passava, era câncer disse ator Edson Celulari

Fevereiro 2, 2022 Não Por love amem

Edson Celulari participou no programa Faustão na Band e falou sobre o câncer que descobriu em junho de 2016. Edson Celulari anunciou que havia descoberto um Linfoma não-Hodgkin, um tipo de câncer que tem origem no sistema linfático.

Para tratar este tipo de câncer, que também já acometeu a ex-presidente Dilma Rousseff e o ator Reynaldo Gianecchini, Celulari precisou se submeter a sessões de quimioterapia e radioterapia.

Ao vivo na Tv o ator relembrou o medo que sentiu quando descobriu a doença .”Quando você leva um grande susto desses, você fica acuado. Eu fiquei assustado, mas depois conheci os recursos que a medicina oferecia. Fui tão bem tratado. Recebi o carinho das pessoas, dos amigos. Tinha gente que me ligava só para contar piadas, fazer rir. É todo um movimento em que você acaba crescendo, melhorando. Estou em remissão há 5 anos, deu tudo certo. ” disse Edson Celulari

 Em entrevista ao “Fantástico”, em 2016 o ator contou que um dos sintomas da doença chegou a ser confundido com o de uma gripe. “Eu fiz uma viagem para a Patagônia, estava muito frio, eu peguei uma gripe e eu fui ao médico para ver aquela gripe mais forte. Eu tinha notado que eu estava com o gânglio [do pescoço] um pouco mais inchado”, relembrou o ator.

Por isso, o médico indicou uma ultrassonografia e uma punção ganglionar, que indicaram algo com perfil cancerígeno. “Este é um buraco negro porque você sabe que você tem algo grave e você não sabe o que é. Eu fiquei internado”, comenta sobre momentos antes do diagnóstico, que indicou que ele tinha 90% de chances de cura.

O ator, de 63 anos de idade, também contou passados 5 anos o câncer está em remissão.

Linfoma não-Hodgkin:O que é um linfoma?

O linfoma é o surgimento de células malignas que se originam nos linfonodos (gânglios), muito importantes no combate às infecções. O primeiro sintoma deste tipo de câncer costuma ser o inchaço dos gânglios, como do pescoço, das axilas e virilhas, sinais que dificilmente são associados ao câncer, mas que também podem ser indicativos de câncer de mama.

Tratamento do linfoma

O tratamento é baseado em quimioterapia, radioterapia e medicamentos chamados de anticorpos monoclonais. Quanto antes o tratamento for iniciado, melhor. Por isso, em maio de 2013, entrou em vigor uma lei federal que obriga o Sistema Público de Saúde a iniciar o tratamento do câncer em no máximo 60 dias após o seu diagnóstico.

 

 

Advertisements