A atriz Larissa Manoela descobre doença no útero: ‘Conviver com dores’

A atriz Larissa Manoela descobre doença no útero: ‘Conviver com dores’

Setembro 3, 2021 Não Por love amem

A atriz Larissa Manoela fez uma live no Instagram para conscientizar as seguidoras após descobrir que tem endometriose, uma doença no útero. Ela falou sobre as dores causadas e desabafou agradecendo por ter descoberto o problema no início.

“É tudo muito novo ainda para mim, estou descobrindo. Mas o mais importante de eu ter compartilhado aberto algo tão pessoal da minha vida foi saber que eu posso inspirar outras mulheres a também fazerem uma pesquisa profunda e salvar e dar qualidade de vida para essas mulheres”, falou.

Larissa Manoela falou, ainda, sobre as consequências da doença: “Conviver com dor… [é ruim] e quem tem endometriose, ou acha que tem, sabe como é viver com isso. Então, se uma mulher que seja, eu tenha conseguido inspirar com essa live para mim já transforma, já passa a ser muito mais especial do que está sendo todo esse processo de descoberta, de aprendizado”.

A atriz relatou ter sido um susto a descoberta da doença, mas celebrou já estar em tratamento: “Me assustou porque um dos meus maiores sonhos é ser mãe. Graças a Deus eu descobri no início e peguei no estado inicial. É importante pegar no estado inicial, porque é uma doença inflamatória, autoimune. Você contra você mesmo, então é importante ter um suporte, um tratamento”.

 

O QUE É A ENDOMETRIOSE?

A endometriose é uma doença que afeta o tecido que reveste o interior do útero ou endométrio. De forma prática, este cresce em lugares onde não deveria estar, ou seja, fora do útero. Em mulheres com endometriose, o tecido tende a crescer nas trompas de Falópio, ovários, órgãos abdominais ou na parte externa do útero. 

Este problema de saúde pode causar períodos menstruais muito dolorosos acompanhados de sangramento intenso e algumas dificuldades para engravidar. Embora não haja cura para a endometriose, é possível aliviar os seus sintomas com tratamento adequado.

Uma vez definido, devemos enfatizar que a endometriose não deve ser confundida com SOP ou síndrome do ovário poliquístico. Este último é caracterizado por desequilíbrios endócrinos e metabólicos, mas não é uma doença em si. Além disso, de todos os seus sintomas, o que mais chama à atenção e é desencadeador de outros é a ausência regular de ovulação.

Quem corre o risco de sofrer de endometriose?

A endometriose é mais frequentemente diagnosticada em mulheres entre os 30 e os 49 anos. Os seus fatores de risco são os seguintes:

– Não ter tido filhos.

– Ter um período menstrual de mais de 7 dias.

– Que o ciclo menstrual seja de 27 dias ou menos, ou seja, que seja mais curto.

– Antecedentes familiares.

– Ter problemas de saúde que não permitam que o sangue seja expelido durante o período.

Quais são os sintomas da endometriose?

O sintoma mais comum nos casos de endometriose é a dor antes e durante o período menstrual. A cólica que se sente produz uma dor muito intensa que, por vezes, pode alastrar para a região lombar ou abdominal.

Essa dor é maior do que a que se sente quando não se tem nenhum tipo de distúrbio. Pode ir de muito leve a uma intensidade que não permite que te levantes da cama.

Além da dor, outros sintomas dessa condição incluem manchas entre os períodos, menstruação intensa e até infertilidade. Também pode causar desconforto ao defecar ou urinar e tornar o sexo vaginal muito desconfortável.

No entanto, também é possível que a endometriose não apresente nenhum tipo de sintoma.

Desde Mifarma, a nossa recomendação é que faças check-ups anuais no teu ginecologista e que aumentes a regularidade das consultas se notares que algo poderá não estar bem.

com informações atida.com