Morre actriz famosa que foi condecorada pelo Presidente da República :”Além de uma grande atriz, era uma grande senhora.”
Fevereiro 17, 2021Morreu a atriz Carmen Dolores aos 96 anos. Nascida em Lisboa, a 22 de abril de 1924, Carmen Dolores fez carreira na rádio, no cinema e no teatro. Estreou-se nos palcos no Teatro da Trindade, na capital portuguesa, em 1945, integrada na Companhia Os Comediantes de Lisboa, na peça “Electra, a mensageira dos deuses”, de Jean Giraudoux, encenada por Francisco Ribeiro (Ribeirinho).
Para trás ficava um percurso iniciado anos antes, na rádio, como declamadora e atriz, e no cinema, onde protagonizara filmes como “A vizinha do lado”, de António Lopes Ribeiro, e “Amor de Perdição”, de Leitão de Barros.
Em julho de 2018, a atriz foi condecorada pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, com as insígnias de Grande-Oficial da Ordem do Mérito, no âmbito de uma homenagem no Teatro da Trindade à atriz, que incluiu a estreia da peça “Carmen”, inspirada nas suas memórias, e o batismo da sala principal com o seu nome.
O grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, atribuído pelo então Presidente da República Jorge Sampaio, a Medalha de Ouro da Câmara Municipal de Lisboa, o prémio Sophia de Carreira, da Academia Portuguesa de Cinema, e o Prémio António Quadros de Teatro constam também do palmarés da atriz.
Carlos Avilez encenador português disse a FLASH estar destroçado com a morte da amiga Carmen Dolores: “É verdade, morreu a Carmen Dolores. Além de uma grande atriz, era uma grande senhora. Estou destroçado”.
via cmjornal