Paciente com câncer é internado em ala de Covid-19 sem ter a doença e morre no PR: ‘Pediu pelo amor de Deus’
Setembro 4, 2020Um paciente com câncer terminal morreu após ficar internado por quatro dias em uma ala dedicada ao tratamento da Covid-19, mesmo sem ter a doença, em Irati, na região central. O paciente foi levado à Santa Casa de Irati no dia 30 de agosto, sob recomendação médica. Sérgio Dal Santos, tinha 49 anos, e morreu ontem (03).
Segundo a família da vítima, ao dar entrada no hospital os médicos afirmaram que ele seria levado para um leito clínico e não se enquadra em um caso suspeito ou confirmado de Covid-19. Apesar disso, o Sérgio foi internado em um leito exclusivo para a Covid-19.
Conforme o hospital, o paciente passou por dois exames de coronavírus após o internamento, que apontaram resultados negativos para doença. Sérgio deixou a ala Covid-19 na quarta-feira (2), após o resultado do primeiro exame, e morreu menos de 24 horas depois. Procurada pela reportagem a Santa Casa de Irati afirmou por meio de nota que o paciente precisou ser internado na ala reservado por que o quadro clínico dele era de dispneia e dessaturação (quando os níveis de oxigenação estão baixos). Além disso, ele havia se internado recentemente em um hospital de Curitiba.
Posicionamento na íntegra da Santa Casa de Irati:
“O quadro clínico do paciente era um quadro de dispneia e dessaturação (quando os níveis de oxigenação estão baixos), ainda o paciente esteve recentemente internado em hospital de Curitiba. A partir destes critérios e outros critérios médicos e epidemiológicos o paciente foi internado na ala específica para COVID-19 e coletado exame. Entendemos e nos solidarizamos com todas as família que não podem visitar e ainda ter que se afastar do ente querido, durante este período de pandemia ocasionado pela COVID-19. Mas, não podemos deixar de zelar pela saúde do paciente, familiares e profissionais.”