Medicamento para traumas e dor emocional descoberto segundo cientista
Fevereiro 17, 2020Um pesquisador do Canadá afirma ter descoberto uma forma de acabar com os traumas e a dor emocional que uma separação pode causar. Através de um beta bloqueador e sessões de terapia Alain Brunet afirma que é possível apagar as memórias ruins que uma separação pode deixar.O pesquisador teria passado mais de 15 anos estudando todos os traumas que uma separação pode trazer durante esse tempo. E usando um betabloqueador, o propranolol que desde muito tempo vem sendo usado no tratamento de hipertensão e enxaqueca Alain acredita que é possível este grande feito.
A proposta se chama terapia de reconsolidação e consiste em tomar o betabloqueador uma hora antes da sessão de terapia, na terapia o paciente terá que relatar por escrito todo o trauma vivido e logo em seguida ler o que escreveu em voz alta para o terapeuta.O psicólogo clínico do Canadá acredita que quando a pessoa recordar algo e existe algo novo para aprender a memória desbloqueada e então é atualizada e depois salvar novamente, criando assim o processo de consolidação abrindo uma nova janela de oportunidade para que se alcança a parte mais emotiva dessa memória.
O trabalho de Brunet está sendo comparado com o filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças onde um casal que estava vivendo uma crise no casamento teve suas memórias apagadas, mas de acordo com o especialista as memórias não irão desaparecer com sua experiência, pelo contrário depois da terapia de consolidação essas memórias que causavam dores sofrimentos deixarão de doer.
A função do betabloqueador propranolol é agir no aspecto emocional da memória fazendo assim o papel de inibir a reconsolidação e suprimir a dor. Talvez este seja um bom caminho para ajudar os casais que passaram pela traumática experiência da separação que geralmente deixa feridas abertas na vida do casal.
Via: g1.globo.com