Limpe o seu coração de todos os sentimentos negativos
Fevereiro 17, 2020Dê adeus para a tristeza e para todos os sentimentos ruins que ocupam o seu coração e sua alma nesse momento. Faça da felicidade o seu principal objetivo de vida. Você merece muito mais sorrisos!
Encontrar a paz
Em primeiro lugar, é preciso ficar em paz. Em paz consigo mesmo e, então, em paz com os outros. Com a vida, com o universo. Nada do que aconteceu até agora é tão terrível que não seja possível superar. Mas, para isso, é preciso encontrar a paz. Respirar uma vez, duas, mil. Até que seu coração entre nos eixos e seja possível recomeçar da melhor forma possível.
Superar o passado
O que você faria se não houvesse essa dor? Quem você seria se não tivesse sofrido? O que faria se não fosse esse medo de sofrer outra vez? É preciso crescer além dessas tristezas. Ser maior que elas, porque na verdade você já é. Descobrir quem você é além das coisas que aconteceram com você. Elas não precisam te definir mais. Aprender isso é conhecer a verdadeira liberdade.
Vai passar
Num momento, algo deu errado. E, em tantos momentos depois, você tentou pensar no que poderia ter feito diferente para que aquele momento tivesse sido melhor. Mas isso é desgaste, é inútil. Já passou. Tudo o que poderia ter sido de outro jeito poderia, sim, ter sido melhor. Poderia ter sido pior também. Mas não foi. A vida é imprevisível e a nossa única certeza é a de que não podemos mudar o passado. Mas a única chance de fazer um futuro melhor é deixá-lo para trás. O sofrimento vai passar. A culpa vai passar. E quando você menos espera, já passou.
Sem lugar para a tristeza
Para superar a dor, é preciso perdoar. Em primeiro lugar, a pessoa que você era. Depois, quem fez isso com você. Não porque essa pessoa particularmente mereça ou porque agora vocês tenham que ser grandes amigos. Mas porque você precisa tirar essa sombra do seu coração. Você não vai encontrar a paz se guardar ódio dentro de você. Não vai conseguir sorrir de verdade se guardar dentro de si a tristeza. Deixe tudo ir embora, não há mais lugar para isso em sua vida.
Deixar para trás
O que não podemos permitir é que o sofrimento se cristalize. Transforme-se em parte de nós. Não podemos deixar que a dor de um momento defina a nossa vida. Não podemos ser a pessoa que não faz aquilo porque um dia ela se machucou. A pessoa que não confia em ninguém porque um dia alguém a traiu. Tristezas sempre virão, são parte inescapável da vida, mas sempre podemos, de uma forma ou de outra, deixar a dor para trás.
Muito ainda há de vir
Relacionamentos acabam de todas as formas. De súbito. Lentamente, após meses de dúvidas e desgastes. Num olhar, numa conversa, num acordar de madrugada e perceber que aquela pessoa ao seu lado não está mais de verdade lá. A dor não é maior ou menor se acabou de repente ou aos poucos. Mas dor nenhuma é eterna. Outros relacionamentos virão e, com eles, as delícias e dificuldades que todo relacionamento têm, assim como a vida inteira tem. O importante é, sempre, seguir vivendo.
Mudar para melhor
Dói agora? É claro que dói. Mas não há mudança que venha sem sua dose de sofrimento e, se nem toda mudança é boa, pelo menos elas nos tiram do lugar. Elas nos inspiram a nos mover e fazer diferente, elas destroem aquele falso aconchego que aquela situação mais ou menos boa nos trazia. Ninguém nasceu para viver uma vida mais ou menos. Você ainda está sofrendo, mas é agora mesmo que tem a chance de tentar mais uma vez e dessa vez fazer melhor.
Seja a sua mudança
Quando você estiver sofrendo, lembre-se de todas as coisas maravilhosas que existem nesse mundo. De tudo o que você sempre quis viver, independentemente de quem estivesse ao seu lado. Comece a fazer isso agora. Não espere o momento certo, quando suas lágrimas tiverem secado ou quando uma pessoa nova surgir para levantar seu astral. Seque-as já com a animação de algum plano a se cumprir, seja você mesma a pessoa da mudança, levante seu próprio astral!
Vencer a dor
Negar a própria dor pode ser, talvez, uma forma de torná-la mais forte. Não adianta ignorar a existência de um sentimento que está lá. Isso não fará a dor ir embora. O que a leva embora é o tempo, é a força de seguir em frente, é reconhecer que, sim, você se machucou, mas é incrivelmente maior que essa dor. Ela não é capaz de te vencer.
Despeça-se da dor
Não há nada mal em sofrer. Permita-se esse momento. Entenda a sua dor. Aceite-a. Mas tenha em mente que uma hora ela vai precisar ir embora. Porque sua vida é bem maior que isso, porque tem tanto que você ainda quer fazer e não dá para ser a alegria da festa se tem uma dor chata segurando seus ombros para baixo. Olhe a dor nos olhos e diga a ela: “Você está aí hoje, mas você não venceu”. E não deixe que ela vença. Nada pode vencer você.
Renascimentos
É preciso reinventar-se. Descobrir o poder que existe em cada um de nós, todas as nossas faces que estavam escondidas e secretas até para nós mesmos. É preciso ter a força de dar mais um passo, mesmo quando se pensou que aquele teria sido o último. É preciso que sejamos capazes de nos erguer das cinzas da dor e renascer mais fortes.
Sempre resta alegria
Nem sempre aquele amor é para a vida toda, nem sempre aquele colo vai estar nos esperando. Nem sempre aquele amigo vai, como prometera anos atrás, estar lá por nós. Mas o que é de verdade continua. E o nosso coração, a nossa essência, o nosso espírito, esses não mudam. Fique assim não, que a dor não dura para sempre. Não precisa chorar mais não, você vai descobrir quantos sorrisos ainda esperam por você.
O que existe à frente
Ninguém nunca está tão só que sua dor seja única no mundo. Se isso não é consolo, que seja ao menos uma garantia de que, se outros já superaram, você vai um dia ser capaz de superar também. É preciso tomar cuidado para não gastar todos os seus dias chorando e impedir que seus olhos vejam a felicidade que te espera à frente.
Amar a si mesmo
Encontre seu consolo no silêncio. Tendo como companhia ninguém além de si, pois é diferente estar só e estar solitário. E, quando você se gosta, você nunca está de fato solitário. Quando você se gosta, é mais fácil lidar com as adversidades que a vida manda. Mesmo na hora de maior sofrimento, lembre-se de que dentro de você existe toda a força para aguentar o tranco. E que, além disso, ao seu redor existe um mundo inteiro de oportunidades novas para lhe trazer a força para seguir em frente.