CRAS CRAS CRAS o trocadilho de Santo Expedito
Abril 5, 2018Santo Expedito é o patrono daqueles que esperam soluções rápidas para os problemas, que desejam evitar ou colocar um fim aos atrasos, e que querem sucesso financeiro geral. Sua ajuda também é procurada por aqueles que desejam superar a procrastinação como um mau hábito pessoal, bem como por comerciantes e marinheiros. Sua festa é 19 de abril.
Expedito é tipicamente representado como um jovem centurião romano segurando uma cruz marcada com HODIE (“hoje” em latim) e esmagando um corvo sob seu pé direito. Fora da boca do corvo morrendo emite uma palavra-fita, CRAS (“amanhã” em latim). Assim, Expedite destrói um vago amanhã em favor de um definitivo hoje.
Há um trocadilho fofo no que o corvo diz: CRAS CRAS CRAS é como os romanos imitavam o som dos corvos (em inglês, assim é o CAW CAW CAW), dizem que os corvos e corvos sempre cochilam sobre “amanhã, amanhã, amanhã ” Agitar, esmagando o corvo, destrói o vício da procrastinação (pro-CRAS-tination significa adiar as coisas até amanhã).
Quando o latim era uma língua comum, Santo Expedito via o serviço como uma ajuda mnemônica para encorajar as pessoas a se converterem ao cristianismo. Os sacerdotes indicaram a imagem do santo com a sua cruz e corvo para alertar os pagãos para que não adiassem até amanhã a conversão religiosa que poderia ser realizada hoje, porque eles poderiam não viver até amanhã e assim morreriam sem serem castigados.
(Como uma nota lateral, o fato de que corvos e corvos latinos dizem CRAS explica por que Edgar Allan Poe teve um corvo – ao invés de algum outro pássaro – declamar “nunca mais” no poema “O Corvo”. O narrador pergunta quando ele irá Vê a sua Lost Lenore de novo.Se o corvo falava um bom latim, como era de se esperar, ele resmungava CRAS – “amanhã” – mas ele decepciona o amante enlutado ao cochichar “nevermore” ao invés disso!
Saint Expedite é bem conhecido na Espanha, Portugal, Itália e América Latina. Nos Estados Unidos, ele é muito reverenciado em Nova Orleans, de onde veio pela Espanha. (A maioria das pessoas pensa em Nova Orleans como francesa, mas por quarenta anos, de 1763 a 1803, foi uma colônia espanhola.)
Há um conto antigo e humildemente apócrifo sobre a chegada de Santo Expedito em Nova Orleans: A história conta que, ao equipar a Capela de Nossa Senhora de Guadalupe, os sacerdotes foram enviados à Espanha para uma grande e bela estátua da Virgem, e muitos meses depois, de navio, eles receberam DOIS engradados em vez de um. Eles abriram o primeiro e continham a estátua de Maria, que eles tinham encomendado, e então eles se voltaram para o inesperado segundo caixote, que só tinha a lenda EXPEDITE do lado de fora. Isso eles abriram, para encontrar a estátua de um centurião romano. Em sua simples ignorância, eles confundiram as instruções de embarque – EXPEDITE, que significa “expedir este carregamento” – para ser o nome de um santo.
A história é ao mesmo tempo engraçada e milagrosa, mas não é um relato verdadeiro da origem da imagem de Santo Expedito, pois ele pode ser encontrado em outros lugares além de Nova Orleans, e não há razão para pensar que os escultores na Espanha criaram essa figura a menos que seja solicitada a fazê-lo. Curiosamente, como acontece com o trocadilho CRAS, mais uma vez, o Saint Expedite está associado ao jogo de palavras.
Um bom dia para queimar velas para Santo Expedito é quarta-feira, o dia de Mercúrio, o deus mensageiro dos romanos. Na verdade, Expedite não é apenas sincretizado com aquela divindade antiga, ele é simbolizado pelo mercúrio (mercúrio elementar líquido), e também é associado com as entidades espirituais africanas e afro-caribenhas Elegua, Legba, Baron Samedi, Bonsu, e assim por diante , sendo esses os mensageiros e trapaceiros nos panteões Lukumi / Santeria, Voodoo / Vodoun e Obeah.
Quando o Santo Expedito atende ao seu pedido, sua estátua, cartão sagrado ou copo de vela vazio recebe um presente de flores ou flores e uma fatia de bolo de libra. (Um homem de Nova Orleans me disse que deveria ser o bolo da libra da marca Sarah Lee, embora eu ache que o feito em casa faria o mesmo.) É comum dizer que você nunca deve procurar a ajuda do Expedite a menos que esteja preparado para dar isto. tributo depois que o trabalho é feito, ou ele vai pegar de volta todo o bem que ele fez por você, e mais além. Isso está de acordo com a posição da Expedite como análogo aos vários espíritos africanos mensageiros-trapaceiros, e não é típico dos principais ensinamentos católicos sobre a intercessão dos santos. Algumas pessoas também recomendam publicar o seu nome no jornal, se ele aparecer para você, uma tradição que é mais frequentemente associada a São Judas.
A constelação de crenças rituais associadas a súplicas a Santo Expedito entre católicos afro-americanos foi resumida de forma sucinta por um informante anônimo de Nova Orleans cujas instruções para trabalhar com o santo foram registradas pelo folclorista Harry M. Hyatt no final da década de 1930:
A seguinte documentação sobre o Saint Expedite em Nova Orleans vem de “Hoodoo – Conjuration – Witchcraft – Rootwork”, uma coleção de material folklórico de 5 volumes e 4766 páginas reunida por Harry Middleton Hyatt, principalmente entre 1935 e 1939.
Traduzido por loveamem de www.luckymojo.com