O Dia de São Pedro e São Paulo
Junho 15, 2017Mesmo que São João seja o santo mais conhecido do mês de Junho, São Pedro e São Paulo possuem uma importância fundamental na construção da Igreja Católica
Em Junho, a Igreja Católica tem uma agenda de festas repleta, tendo em vista que no mês são comemorados os dias de São João, Santo António, São Pedro, São Paulo entre outros. No Brasil, esta tradição acompanhou os portugueses, exactamente na época da colonização. Actualmente, as festividades ainda fazem parte da cultura dos católicos brasileiros.
Ainda que São João seja o mais conhecido entre os santos celebrados em Junho, São Pedro e São Paulo possuem uma importância fundamental na construção e estruturação da Igreja Católica. Por esta razão, recebem um dia especial para celebrar suas memórias, dia 29 do mesmo mês.
São Pedro para a Igreja Católica
De acordo com a Bíblia, Pedro foi um dos 12 discípulos de Jesus Cristo. Para a Igreja Católica, após a morte do Salvador, Pedro teria liderado os demais discípulos e criado a igreja. Por esta razão, ele é considerado o primeiro papa para os católicos, tornando-se, inclusive, o que ficou mais tempo no Papado, isto é, 37 anos.
A partir disto, o dia 29 de Junho também passou a ser considerado o dia do Papa. Assim, a igreja passou a homenagear o cargo mais importante dentro da hierarquia católica e também Pedro. A data escolhida para celebrar o dia de São Pedro, é a mesma que simboliza a tomada do mastro de São João, marcando o fim das festividades. Como forma de comemoração, alguns católicos costumam preparar uma fogueira triangular.
São Pedro também recebe o título de guardião das portas do céu, permitindo ou não as chuvas. Além disso, é visto como o protector das viúvas e dos pescadores.
A importância de São Paulo para os fiéis
São Paulo é um dos principais escritores do Novo Testamento, parte esta que é fundamental na Bíblia. No império Romano, exerceu uma importante actuação no que se refere à disseminação do Evangelho. O dia 29 de Junho também é usado para homenagear o aniversário da morte ou da remoção de objectos santos de um lugar para outro, inclusive de São Paulo. Vale salientar ainda, que a liturgia deste dia é usada para convidar os fieis para serem leais e seguidores de Cristo como os dois apóstolos santificados foram.