Ex-ministra Damares Alves declarou que foi internada devido a herpes zoster, entenda a doença
Março 7, 2023A senadora e ex-ministra Damares Alves nesta terça-feira (7), informou seus seguidores através da rede social Twitter, que esteve internada alguns dias devido a doença infecciosa herpes zoster , conhecida também pelos nomes populares ‘cobreiro’ ou ‘zona’ .
O vírus foi reativado e provocou a ex-ministra uma infecção no ouvido e paralisia facial , que segundo Damares Alves é um caso raro. A doença é causada pelo mesmo vírus da catapora e atinge pessoas com baixa imunidade e, normalmente, que têm mais de 50 anos.
— Damares Alves (@DamaresAlves) March 7, 2023
Atenção você tem Herpes-zoster ? Saiba o que pode causar essa doença
Para as pessoas que se estressam com muita facilidade esse artigo é de grande interesse, pois existe algumas doenças que se aproveitam dos altos níveis de estresse para se instalarem e nesse artigo iremos falar da herpes-zoster que é causada pelo vírus da catapora e se beneficia da imunidade baixa para surgir.
As pessoas mais afetadas pela doença são os idosos e em alguns casos o paciente pode sofrer danos sérios em sua saúde se não for tratado de forma adequada. A herpes-zoster pode ficar incubada por muitos anos, mas quando se manifesta aparece no gânglio nervoso que fica ao lado da coluna vertebral.
A doença começa com uma coceira evoluindo para uma dor forte no local, depois surgem feridas na pele e esse é o primeiro sintoma da doença que é considerada uma infecção viral.
De acordo com alguns artigos médicos famosos pessoas que tiveram varicela no período da infância podem desenvolver os sintomas da doença quando adultos, pois é nessa época que o vírus sai do período de latência.
A boa notícia é que as pessoas que foram vacinadas contra varicela não irão desenvolver a doença em hipótese alguma, mas é importante saber que uma das principais causas da herpes-zoster é o estresse, pois os altos níveis de estresse fazem o vírus sair do estado de latência e se manifestar no organismo humano.
Os principais sintomas da herpes-zóster, também conhecida como cobreiro, incluem bolhas, coceiras, ardência e feridas na pele, além de muita dor.
O herpes zóster surge quando há uma queda nas defesas imunológicas. Entre os fatores de risco podemos citar:
- Idade acima de 50 anos.
- Estresse físico ou psicológico.
- Privação do sono.
- Diabetes mellitus.
- Câncer.
- Quimioterapia.
- Doenças crônicas.
- Uso de drogas imunossupressoras.
- HIV / AIDS.
Na maioria dos casos, o herpes zóster desaparece espontaneamente após alguns dias. Em alguns pacientes, a dor do herpes zóster pode ser intensa, e o uso de analgésicos está indicado. Há casos em que a dor é tão intensa, que é preciso lançar mão de opioides (derivados da morfina) para o controle.
Com informações G1 e mdsaude.com