Tosse , problemas de estomago , fígado gordo e intestino , use essa raiz para ajudar na sua saude
Fevereiro 8, 2023O alcaçuz (Glycyrrhiza glabra ou Glycyrrhiza uralensis) é uma planta utilizada há milhares de anos na medicina popular e tradicional chinesa para tratar uma variedade de doenças. O alcaçuz é uma erva nativa de algumas regiões da Europa e da Ásia. A raiz, usada como remédio, contém glicirrizina, também chamada de ácido glicirrízico, que pode causar efeitos adversos quando ingerida em grandes quantidades.
De acordo com vários estudos feitos com o alcaçuz, a planta parece possuir os seguintes benefícios:
Combate a tosse
Alcaçuz é bom para a dor de garganta, pois contém glicirrizina que atua na mucosa da traqueia produzindo efeito sedativo. Além disso, essa mesma substância tem ação anti-inflamatória, o que é bom em casos de inflamação na região.Estudos em animais concluíram que o extrato de glicirrizina da raiz de alcaçuz ajuda a aliviar a asma, especialmente quando adicionado a tratamentos modernos para a doença.
Ajuda a proteger o estômago
O extrato de raiz de alcaçuz é frequentemente usado para aliviar os sintomas de indigestão .O alcaçuz protege o estômago, por isso é uma boa alternativa para quem sofre com úlceras. O alimento, ao ser ingerido, reveste o estômago com um tipo de gel protetor, evitando lesões. Além disso, a raiz de alcaçuz diminui a acidez estomacal, evitando azia, gases e cólicas. Pode ajudar a tratar úlceras pépticas que se desenvolvem no estômago, na parte inferior do esôfago ou no intestino delgado. Eles são comumente causados por inflamação resultante da bactéria H. pylori.v
Pode ter propriedades anticâncer
Devido ao seu conteúdo de numerosos compostos vegetais com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, o extrato de raiz de alcaçuz foi estudado por seus efeitos protetores contra certos tipos de câncer. Em particular, o extrato de alcaçuz e seus compostos têm sido associados a retardar ou prevenir o crescimento celular em cânceres de pele, mama, e colorretal. Como a pesquisa é limitada a tubos de ensaio e animais, seus efeitos sobre o câncer humano são desconhecidos.
Combate problemas intestinais
Melhora a saúde do fígado
Atenção – Efeitos Colaterais
É importante ressaltar que o uso crônico e grandes doses de produtos de raiz de alcaçuz podem desencadear vários sintomas perigosos, incluindo baixos níveis de potássio, pressão alta, fraqueza muscular e batimentos cardíacos anormais. Assim, os indivíduos com pressão alta, insuficiência cardíaca congestiva, doença renal ou níveis baixos de potássio são encorajados a evitar produtos de alcaçuz contendo glicirrizina por completo.