Anitta foi diagnosticada com o vírus Epstein-Barr , que pode causar esclerose múltipla
Dezembro 6, 2022A cantora Anitta revelou este sábado, 3 de dezembro, que foi diagnosticada com o vírus Epstein-Barr (VEB), que pode causar mononucleose infeciosa, popularmente conhecida como a “doença do beijo”. Ele também é relacionado ao aumento do risco de desenvolvimento de outras doenças, como a esclerose múltipla (EM), lupus eritematoso sistêmico (LES) e diabetes do tipo 1.
Entenda a ‘doença do beijo’
Segundo a infectologista Mirian Dal Ben, do Hospital Sírio-Libanês, explicou em entrevista ao G1, a mononucleose infecciosa é a apresentação mais comum da infecção pelo vírus do Epstein-Barr. “A maioria das pessoas pega quando ainda é criança e as manifestações são bem mais tranquilas. Quando a pessoa pega na vida adulta, os sintomas são mais pronunciados.”
Seu período de transmissibilidade pode durar um ano ou mais. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), passada a infecção, o vírus se torna inativo no corpo do paciente, podendo ser reativado em alguns casos.
É frequente nas grandes cidades, principalmente durante o Carnaval, e costuma atingir pessoas entre 15 e 25 anos, segundo o Ministério da Saúde. Apesar do nome popular, não é apenas o beijo que pode transmiti-lo: objetos como escova de dente, copos ou talheres compartilhados com uma pessoa infectada também.
Quais os sintomas da doença do beijo?
Os principais sintomas são:
- Presença de placas esbranquiçadas na boca, língua e/ou na garganta;
- Dor de cabeça constante;
- Febre alta;
- Dor de garganta;
- Cansaço excessivo;
- Mal estar geral;
- Aparecimento de ínguas no pescoço.
Os sintomas de mononucleose podem aparecer 4 a 6 semanas após o contato com o vírus Epstein-Barr, no entanto esse período pode ser menor de acordo com o sistema imunológico da pessoa.
Os sintomas de mononucleose podem ser facilmente confundidos com gripe ou resfriado, por isso caso os sintomas durem mais de 2 semanas, é importante ir ao clínico geral ou infectologista para que seja feita a avaliação e possa se chegar ao diagnóstico.
Como é o tratamento da doença do beijo?
A doença do beijo não tem cura. Por isso, quando o vírus faz com que a pessoa apresente os sintomas de mononucleose, é preciso tratar os sintomas em si, tomando medicamentos que aliviem a febre e a dor de garganta, por exemplo.
Ficar em repouso e manter-se bem hidratado e alimentado são formas de fazer com que os sintomas da doença do beijo sejam amenizados.