Medicamento Ibuprofeno podem agravar a inflamação com o tempo diz estudo

Medicamento Ibuprofeno podem agravar a inflamação com o tempo diz estudo

Novembro 23, 2022 Não Por love amem

Especialistas da Universidade da Califórnia, em San Francisco, nos EUA, descobriram que ibuprofeno, naproxeno e diclofenaco, prescritos para aliviar a osteoartrite, podem agravar a inflamação com o tempo. O estudo foi apresentado em uma reunião da Sociedade Radiológica da América do Norte.

A osteoartite ou artrose é uma doença articular degenerativa que afeta 500 milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que só no Brasil, são 12 milhões de pessoas com sofrem dessa condição, o equivalente a 6,3% da população adulta.

Como foi feito o estudo?

Depois de analisar os dados de mais de 1.000 pacientes, os médicos envolvidos no estudo não encontraram “nenhum benefício” em 277 pacientes com osteoartrite moderada a grave e uso contínuo de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), que é o caso do ibuprofeno.

A inflamação das articulações e a qualidade da cartilagem pioraram nos quatro anos seguintes em comparação com um grupo de 793 pessoas que não tomaram os medicamentos, segundo os cientistas.

Todos os participantes foram submetidos a uma ressonância magnética do joelho no início e no final do período de estudo..Eles fizeram ressonâncias magnéticas 3T, que geram um campo magnético duas vezes mais forte que a ressonância magnética normal.

As varreduras foram pontuadas para a espessura da cartilagem, composição e outras medições que serviram como biomarcadores não invasivos de inflamação e progressão da artrite.

“Neste grande grupo de participantes, fomos capazes de mostrar que não havia mecanismos protetores dos AINEs na redução da inflamação ou na desaceleração da progressão da osteoartrite da articulação do joelho”, disse Johanna Luitjens, da Universidade da Califórnia, uma das autoras do estudo.

“O uso de AINEs por sua função anti-inflamatória tem sido frequentemente propagado em pacientes com osteoartrite nos últimos anos e deve ser revisto, uma vez que não foi possível demonstrar um impacto positivo na inflamação das articulações.”

Ainda de acordo com os especialistas, o efeito antiinflamatório que normalmente vem dos AINEs pode não prevenir efetivamente a inflamação das articulações, conhecida como sinovite, resultando em piora ao longo do tempo.

Eles alertam que os pacientes que têm sinovite e estão tomando medicamentos para aliviar a dor podem ser fisicamente mais ativos devido ao alívio da dor, o que pode levar ao agravamento da condição.

Os pesquisadores pedem novos estudos randomizados para fornecer evidências conclusivas do impacto do uso desse tipo de anti-inflamatório.

Noticia publicada inicialmente em catracalivre

Advertisements