Cheiro forte pode apontar câncer de colo de útero. Saiba outros sinais
Junho 28, 2022Vale ressaltar que o câncer do colo de útero é um dos tumores malignos que mais atingem pessoas do sexo feminino. Embora os tratamentos na maioria das vezes trazem bons resultados, esse tipo de tumor corresponde à quarta causa de mortes de mulheres por neoplasias no Brasil.
A causa da morte por câncer de colo de útero geralmente está associada a demora do diagnóstico, desse modo, é extremamente importante realizar exames periódicos e estar sempre ligado aos sinais do corpo para eventuais investigações de sintomas.
Dentre os sinais que podem apontar esse tipo de câncer, estão mudanças na secreção vaginal. Alterações na cor, textura e consistência não devem passar despercebido.
Conforme com informações repassadas pelo especialistas do Instituto de Pesquisa do Câncer do Reino Unido, corrimento com cheiro muito desagradável e dores pélvicas devem ser investigados com uma consulta ao ginecologista.
Descubra outros sintomas da doença em mulheres:
sangramento vaginal anormal;
dores ou desconforto durante as relações sexuais;
Dores abdominais;
Dores ao urinar.
Diagnóstico e prevenção
Dentre as causas que aumentam o risco de câncer do colo de útero, estão tabagismo, início precoce da vida sexual, ter inúmeros parceiros sexuais e uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.
Cabe ressaltar que o Ministério da Saúde possibilita a vacina contra o HPV – principal motivação de câncer de colo de útero -, como forma de prevenção contra alguns tipos do vírus.
O câncer de colo do útero pode atingir mulheres de todas as faixas etárias, embora seja mais difícil em mulheres de até 25 anos. Para descoberta da doença é necessário a consulta com ginecologista e a realização do exame papanicolau em mulheres que já deram início na vida sexual.
Este artigo não dispensa a consulta de um medico especialista.
Compartilhe com suas amigas