A fibromialgia é uma patologia de etiologia desconhecida que causa dor e sensibilidade (sensibilidade ao toque) generalizada. Este tipo de dor e sensibilidade podem sentir-se de forma mais constante ou surgir em surtos (aparecer e desaparecer). Na maioria dos casos de fibromialgia crónica (longo prazo), os doentes sentem um cansaço incapacitante, possuem problemas de sono (insónias), entre outros sinais e sintomas, conforme discutiremos adiante.
Sinais e sintomas da fibromialgia
A sintomatologia ocasionalmente manifesta-se após um evento, quer seja após trauma físico, cirurgia, infeção ou stress psicológico significativo. Noutros casos, a sintomatologia desenvolve-se gradualmente ao longo do tempo sem um evento precipitante evidente.
Os principais sinais e sintomas da fibromialgia incluem:
- Dor generalizada – a dor associada à fibromialgia é frequentemente descrita como uma dor constante que dura pelo menos três meses. Para ser considerada generalizada, a dor deve ocorrer em ambos os lados do corpo, acima e abaixo da zona da cintura. Veja mais informação em “Diagnóstico da fibromialgia”;
- Fadiga – Pessoas com fibromialgia muitas vezes acordam cansadas, mesmo quando dormem longos períodos de tempo. O sono é muitas vezes interrompido pela dor, e muitos pacientes com a doença têm outros distúrbios do sono, como síndrome das pernas inquietas e apneia do sono.
- Dificuldades cognitivas – a fibromialgia pode afetar a capacidade de concentração e prestar atenção em qualquer situação.
● Entre outros.
Diagnóstico da fibromialgia
O diagnóstico da fibromialgia é realizado, geralmente, através da história clínica do doente e de um exame físico completo, em conjunto com alguns meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT).
Nenhum teste de laboratório ou exame de imagem consegue detetar a fibromialgia, no entanto, o médico especialista pode usar outros exames para ajudar a descartar outras possíveis causas da dor crónica.
A fibromialgia tem cura?
Atualmente, não há cura para a fibromialgia devido ao desconhecimento da causa exata desta patologia.
O objetivo do tratamento da fibromialgia visa apenas melhorar ou tentar controlar os sinais e sintomas provocados pela doença, por isso, o prognóstico da mesma pode ser extremamente variável.