Câncer de pele: Quais são os sinais de alerta? Como se prevenir e ter mais chances de se curar
Dezembro 23, 2020Câncer de pele; o crescimento anormal de células da pele – geralmente se desenvolve na pele exposta ao sol. Mas essa forma comum de câncer também pode ocorrer em áreas da pele normalmente não expostas à luz solar.
Você pode reduzir o risco de câncer de pele limitando ou evitando a exposição à radiação ultravioleta (UV). Verificar sua pele em busca de alterações suspeitas pode ajudar a detectar o câncer de pele em seus estágios iniciais. A detecção precoce do câncer de pele oferece a maior chance de um tratamento bem-sucedido do câncer de pele.
O câncer de pele se desenvolve principalmente em áreas da pele exposta ao sol, incluindo couro cabeludo, rosto, lábios, orelhas, pescoço, tórax, braços e mãos e nas pernas nas mulheres. Mas também pode se formar em áreas que raramente veem a luz do dia – as palmas das mãos, sob as unhas dos pés ou dos pés e sua área genital.
O câncer de pele afeta pessoas de todos os tons de pele, incluindo aquelas com pele mais escura. Quando o melanoma ocorre em pessoas com tons de pele escuros, é mais provável que ocorra em áreas normalmente não expostas ao sol, como as palmas das mãos e as solas dos pés.
Sinais para ficar atento;
- Surgimento de uma protuberância perolada ou cerosa
- Lesão, cor de carne ou semelhante a uma cicatriz marrom
- Uma ferida sangrando ou com crostas que cura e retorna
- Um nódulo firme e vermelho
- Lesão plana com superfície escamosa e crostosa
- Lembre-se de sempre consultar o seu médico.
Via: minhavida.com.br