Jesus disse que retornaria logo, então, onde ele está?

Novembro 26, 2020 Não Por love amem

Jesus disse que seu retorno foi em breve. Então, onde ele está? E por que a igreja teve que aguardar por tanto tempo? É a pergunta de um ouvinte chamado Ron. “Pastor John, estou escrevendo da Suíça e fui grandemente abençoado pelo seu ministério. Tenho uma pergunta com respeito à crença do Novo Testamento de que Jesus viria em breve. Enquanto estudava com nossos filhos a necessidade de avaliar os profetas por critérios bíblicos, o seguinte pensamento me atingiu: a Bíblia diz em Deuteronômio 18 que um profeta cujas previsões não se concretizou não é enviado por Deus e que ele não deve ser temido. No entanto, no Novo Testamento, encontramos evidências repetidas de pessoas a quem chamaríamos de inspiração, que evidentemente acreditavam – e às vezes reivindicavam – que Jesus voltaria logo, mesmo durante a própria vida do escritor. Os exemplos seriam 1 Pedro 4: 7; Mateus 24:34; 26:64; 1 Coríntios 10:11; 1 Tessalonicenses 4: 15-17; E 1 Coríntios 15:51. Como podemos ainda considerá-los autoritativos ao descartar os mensageiros modernos cujas profecias não se materializam? Estou um pouco desconfortável de que, em algum momento, nossos filhos nos dizem que Paulo estava errado sobre 1 Corinthians 15:51 e então ele não deve ser levado a sério. Você tem alguma sugestão sobre como lidar com essa tensão? ”

Sim eu quero. É um grande problema e tem várias camadas. Cada um precisa de atenção cuidadosa e paciente.

É bastante fácil pentear o Novo Testamento superficialmente e reunir muitos textos juntos que parecem indicar um falso ensinamento sobre a rapidez com que a segunda vinda de Jesus aconteceria. Mas se você levar cada um, cada texto ou cada grupo de textos cuidadosamente, pacientemente e estudando com a ajuda daqueles que talvez tenham pensado mais, o que eu encontrei é que existem explicações sobre como entender aqueles Textos que não impugnam erro ou falsa profecia ao que Jesus ou os apóstolos ensinaram.

Leia cuidadosamente

Essa é a minha primeira sugestão. Não seja superficial e simplesmente junte muitos textos e impute-lhes algo que eles podem não querer dizer. Eles podem parecer, em face disso, incriminando sobre Jesus e seus apóstolos, mas, individualmente, com cuidado, pacientemente estudados, você pode se sentir arrependido de qualquer conclusão desse tipo.

Talvez o melhor que eu poderia fazer seria apenas dar cinco dicas para o tipo de soluções que você vai encontrar se você estudar isso.

Adiante

Primeiro, às vezes os eventos que se esperam em breve não são a própria vinda de Jesus, mas as coisas que levaram à vinda de Jesus. Aqui está um exemplo: Mateus 24:33, “Assim também, quando você vê todas essas coisas, você sabe que ele está próximo, nas próprias portas.” Próximo versículo, e este é o versículo do problema para muitas pessoas: “Verdadeiramente Eu lhes digo que essa geração não passará até que todas essas coisas aconteçam “(Mateus 24:34).

Agora, note com cuidado a frase “todas essas coisas” que acontecerão dentro de uma geração, não inclui a vinda real do Senhor, porque no versículo anterior diz: “Quando você vê todas essas coisas”, a A frase do versículo 34, usada no versículo 33, “Você sabe que ele está próximo”, já não está aqui. O fato de que essas coisas acontecerão dentro de uma geração, esses preparativos para sua vinda, não significa que sua chegada aconteça em uma geração.

“O Messias há muito esperado veio, de uma vez por todas, de forma decisiva, em sua vida, morte e ressurreição”.

Ele está perto

Em segundo lugar, é claro que ele diz quando eles acontecem, “ele está próximo, no próprio portão”, o que leva ao meu segundo ponteiro: quando o Novo Testamento fala do Senhor estar perto ou nas portas ou na mão, não é Ensinando um cronograma necessário para a aparência do Senhor. Em vez disso, está dizendo que Cristo, o Messias há muito esperado, veio, de uma vez por todas, de forma decisiva, em sua vida, morte e ressurreição, lutando a batalha maior.

Ele desencadeou um processo de tempo final de reunir pessoas messiânicas. Ele cumpriu várias profecias do fim do tempo. Estamos nos últimos dias – nós passamos por dois mil anos – e, portanto, Jesus é como um rei em total controle, de pé com seu exército fora da cidade, esperando para levá-lo cautivo. Nada pode ficar entre ele e essa captura, exceto a sua escolha.

É assim que penso que devemos ler algo como 1 Pedro 4: 7, “O fim de tudo está próximo”, ou James 5: 8, “A vinda do Senhor está próxima”. Ou como Jesus diz, ele Está nos portões (Mateus 24:33). Ou seja, ele apareceu. Ele lutou a vitória decisiva. Ele se mostrou soberano e imparável na ressurreição. Ele cumpriu grandes quantidades de profecias do Antigo Testamento sobre o tempo do fim. Ele pode intervir sempre que quiser. É assim que penso que devemos entender “perto”, “na porta”, “à mão”.

Em breve

Um terceiro tipo de texto usa a palavra “em breve”, como no livro de Apocalipse, onde diz: “Eis que estou chegando em breve” (Apocalipse 22:12). Agora, a palavra grega tachu, “em breve”, nem sempre ou necessariamente significa o que normalmente pensamos com a palavra “logo”, isto é, depois de um curto espaço de tempo. Em vez disso, isso significa regularmente, de forma rápida, inesperada, rápida.

Por exemplo, é usado em Mateus 28: 8: diz sobre as mulheres no túmulo: “Então eles se afastaram rapidamente do túmulo”. Essa é a palavra traduzida “em breve”. Devemos sempre perguntar: A Escritura está ensinando que o Senhor A chegada será repentina, inesperada, rápida e rápida quando acontecer nesse sentido, em vez de em breve no sentido de dizer dentro de vinte anos?

“Certamente, devemos ser muito lentos para imputar as previsões de Jesus sobre sua chegada em um certo período de tempo”.

O tempo é desconhecido

Em quarto lugar, surpreendentemente, os escritores do evangelho ensinaram Jesus a não conhecer o tempo de sua vinda. Agora, isso em si é uma espécie de problema, mas é o que diz, e vamos lidar com isso: que a natureza humana de Jesus não foi concedida o conhecimento da vinda que a natureza divina de Jesus tinha de alguma forma, essa misteriosa A coisa é afirmada.

Diz em Mateus 24:36: “No que diz respeito a esse dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai”. Aqui está a implicação: isso significa que devemos ser muito lentos para imputar a Ele predições sobre a chegada em um certo período de tempo. A Bíblia diz que não sabe. O que estamos falando sobre ele quando dizemos que ele os previu? Certamente, ele não teria dito: “Estou chegando neste período de tempo” se ele não soubesse. Isso não é apenas um problema de previsão; Esse é um problema moral. Temos uma grande questão moral que não vou imputar a Jesus.

Por exemplo, quando ele diz – É assim que vamos resolver os problemas? – quando ele diz em Mateus 16:28: “Em verdade, eu digo a você, há alguns que estão aqui que não provarão a morte até que eles vejam o Filho do Homem que vem em seu reino”, o que isso significa?

Aqui está o que é notável. O que é notável sobre esta afirmação é que ocorre em Mateus, Mark e Luke, sempre imediatamente antes da transfiguração. Peter, que era aquele na montanha com Jesus durante a transfiguração, em sua segunda epístola, trata essa experiência da transfiguração na montanha com Jesus como uma prévia da segunda vinda – uma validação, dirijamos hoje um trailer de filme, Da segunda vinda (2 Pedro 1: 16-17).

“Em breve” pode significar que a vinda do Senhor será repentina, inesperada, rápida, rápida, em vez de dentro de vinte anos “.

Você lê isso. Você lê 2 Pedro 1: 16-17, e você verá que Pedro toma o poder e a vinda do Senhor como uma prévia no Monte da Transfiguração, o que significa que o que Jesus estava dizendo era que alguns de seus discípulos, ou seja, Pedro, Tiago e João, não morreriam antes de vislumbrar a segunda vinda, ou a vinda do Filho do Homem, ou seja, no que eles vão experimentar na montanha seis dias a partir de agora.

Quando Ele Vem

Aqui está o meu último ponteiro: quando Paulo usa a palavra “nós” para nos referir àqueles que podem estar vivos na vinda do Senhor – “nós que estamos vivos, que são deixados até a vinda do Senhor” (1 Tessalonicenses 4:15) Eu não acho que devemos dizer que Paulo está ensinando que ele deve estar vivo quando o Senhor vier, e que, portanto, a vinda de Jesus deve estar dentro da vida de Paulo. Se Paulo realmente quisesse ensinar isso quando ele usou a palavra “nós”, então, o que devemos fazer de suas palavras em Filipenses 1: 20-23, onde ele diz isso?

É minha ansiosa expectativa e espero que não fiquei absolutamente envergonhada, mas com toda a coragem agora, como sempre, Cristo será honrado em meu corpo, seja pela vida ou pela morte. Porque para mim viver é Cristo, e morrer é ganho. Se eu quiser viver na carne, isso significa trabalho frutuoso para mim. No entanto, o que eu escolheria [a vida ou a morte] não posso dizer. Estou pressionado entre os dois. Meu desejo é partir e estar com Cristo, pois isso é muito melhor.


Isso não soa como um apóstolo que o considere parte de seu ensinamento que ele não pode morrer antes da segunda vinda. De jeito nenhum. Eu acho que quando Paulo diz: “Nós, que estamos vivos. . . Até a vinda do Senhor “, ele simplesmente está se referindo àqueles que estão vivos na vinda do Senhor e está se incluindo nisso com esperança, em expectativa possível, em geral, mas não com a intenção de ensinar que Jesus, portanto, não pode vir antes que ele morra.

Esses são meus cinco ponteiros, mas minha principal sugestão e os ponteiros são exatamente isso. É tudo o que são. Minha principal sugestão para Ron é que ele seja muito lento para assumir que os apóstolos e o próprio Jesus se mostram falsos profetas por causa de uma leitura rápida e superficial do Novo Testamento. Seja paciente e tenha cuidado. Há respostas para esses textos aparentemente problemáticos.

Traduzido pela equipa loveamem

Autoria John Piper (@JohnPiper) é fundador e professor de desingGod.org e chanceler da Bethlehem College & Seminary. Durante 33 anos, serviu como pastor da Igreja Batista de Belém, Minneapolis, Minnesota. Ele é autor de mais de 50 livros, incluindo a leitura da Bíblia de forma sobrenatural.

 

Imagem de capa: Pixabay

 

Advertisements